Qual o verdadeiro significado da palavra Elohim?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão. Jó 36:26 deixa bem claro que Deus está em um nível diferente.

O que é El Shaday:
El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Eloá: Significa "Deus". O nome Eloá surgiu diretamente do hebraico Eloah, com plural Elohim, que significa "Deus". Este nome também possui a versão em aramaico Eláh, além do siríaco Allahá e arábe Iláh. Trata-se de um bonito nome curto feminino que carrega consigo um significado forte.

A palavra Eloah, que significa “Poderoso”, é a forma singular. Elohim, que significa “Poderosos”, é plural.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus.

Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

O que é Adonai:
Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

Os 72 Nomes de Deus são 72 combinações de três letras hebraicas que vem do livro bíblico de Êxodo, capítulo 14, versículos 19, 20 e 21.

Yeshua Hamashia

Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa "Jesus Cristo, o Messias".

O Pai Celestial é o Supremo Criador. Por meio de Jesus Cristo, Ele criou os céus e a Terra e todas as coisas que neles há (ver Moisés 2:1).

Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos. Jeová, por sua vez, é mais usado pelos seguidores da doutrina evangélica ou pela Testemunha de Jeová.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas.

Sim, o profeta Samuel foi casado, mas a Bíblia não menciona o nome da esposa dele. Em "Reis" ela vai se chamar Eloá. Eles tiveram dois filhos: Joel e Abias, mas pelo que a Bíblia diz, eles não eram tementes ao Senhor e não andaram no mesmo caminho que o pai.

Yausha é o nome do filho de Altíssimo a Bíblia prova isso, em Filipenses 2vs9 E o Altíssimo soberanamente o exaltou e lhe deu o nome que é acima de todo o nome.

Deus, no momento em que me chama pelo nome, me revela a mim mesmo. Assim, meu nome se torna a minha própria vida, o meu patrimônio existencial, a minha realidade. A palavra “nome”, na linguagem bíblica, significa aquilo que torna a pessoa única. O nome é um símbolo que exprime a individualidade de cada um.

Hosana significa “salve-nos” e é um termo litúrgico, de origem hebraica, e muito utilizada nas religiões Judaica e Católica. Hosana aparece em diversas passagens da Bíblia, além de ser utilizada também em cantos e rezas.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

O que é Shekinah:
Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”.

Este título vem do original hebraico Yahweh Sabaoth, que literalmente significa “Deus dos Exércitos” ou “Senhor dos Exércitos”. A primeira vez que o título “Senhor dos Exércitos” aparece na Bíblia é no texto que fala sobre o nascimento do profeta Samuel (1 Samuel 1:3).