Qual o verdadeiro sentido da oração?

Perguntado por: egil7 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Oração é uma prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual e que está integrada nos rituais de grande parte das religiões. Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.

Nas escrituras
Estas passagens da Bíblia podem ajudá-lo a entender que a oração é uma conversa entre você e Deus.

De forma muito clara, a oração é um estado de elevação da alma a Deus, um momento de encontro pessoal entre os filhos que buscam alento e proteção nos braços do Pai, sempre solícito às dores de seus filhos e filhas. A oração é, portanto, um ato de confiança no amor misericordioso e fiel de Deus.

Oração é uma prece ou reza dirigida a Deus ou a outro ser espiritual e que está integrada nos rituais de grande parte das religiões. Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.

Sempre que quiser ou precisar falar com Deus, esse é o momento em que você deve orar. Qualquer lugar em que você precise sentir a influência de Seu amor, é onde você deve orar. Não é preciso esperar pelo momento ou lugar perfeito (ou que você esteja perfeito).

Através da oração, você alcança grandes vitórias. Todos os que oram e confiam a Deus os seus problemas, difíceis de solução, são recompensados pelo Todo-Poderoso. Neste comentário, você vai conhecer o quanto é bom orar, e aprender que tudo quanto se pede ao Senhor, com fé, mediante Sua vontade, se recebe.

“Quando oramos acontece uma mudança no cérebro”, a mudança de comportamento e de concentração traz uma sensação zen de tranquilidade de acalanto no coração, uma cascata de neurotransmissores é liberada no cérebro incluindo a dopamina (que regula o centro do prazer), serotonina ( que reduz o estresse) e norepinefrina ( ...

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

A oração é um dos pilares mais importantes na vida cristã.
Ela é, na realidade, um meio glorioso – e tão cotidiano – de construirmos um relacionamento com o próprio Deus. A oração é também uma arma poderosa quando feita com fé.

Qual o Salmo que fala de oração? Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração este é o clamor do Rei Davi feito no Salmos 61:1, mas existem outro versos sobre oração no Salmos como Salmo 66:17, Salmo 145:18, Salmos 54:2, 143:1, Salmos 42:8.

A falta de fervorosas orações pessoais e de profunda e genuína adoração também desgasta a fé, e poderemos “(desfalecer) no dia da aflição”. (D&C 109:38.) Grande parte do desânimo é conseqüência de carregarmos o pesado homem natural.

De costas para o mundo
“Quando Ezequias recebeu a notícia, fez algo surpreendente: virou o rosto para a parede, chorou, orou, abriu o coração para o Altíssimo. Tudo isso tem um sentido.

Professando uma oração ou simplesmente conversando com um Deus, a força de uma prece ou de uma reza faz parte do ser humano e tem o poder de acalentar, apaziguar, encorajar, se autoconhecer, despertar a esperança e tornar a vida mais leve e o fardo do viver menos pesado.

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

A oração mais perfeita e completa que temos é o PAI-NOSSO.

A oração e o jejum podem ajudar a fortalecer a nós mesmos e a nossa família. Nossas orações em busca de orientação possuem maior poder, pois o jejum enfatiza a sinceridade com que as fazemos. Além disso, ao orarmos e jejuarmos, afastamo-nos das coisas do mundo e reconhecemos nossa dependência do Senhor.

Os achados indicam estreita relação entre oração e saúde mental e espiritual, como diminuição da ansiedade, direção e propósito na vida, e apontam a importância de maiores estudos na interface entre teologia e psicologia da religião.

A oração sincera e verdadeira deve estar baseada em dois pilares: a fé e a humildade. Sem estes apoios seguros, toda a nossa vida espiritual se torna estéril e sem sentido.

O Catecismo da Igreja Católica, em seus números 2626 a 2649, nos explica as 5 formas da oração cristã:

  • A oração de bênção e adoração. ...
  • A oração de petição. ...
  • A oração de intercessão. ...
  • A oração de ação de graças. ...
  • A oração de louvor.

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.