Qual o verdadeiro nome do Messias em hebraico?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias.

A designação do messias com o nome germe ou rebento justo é próprio de Jeremias (23,5; 33,15) e está ligada a Isaías 11,1-2.

Mas em algumas passagens do Antigo Testamento o título "Adonay" (Senhor) aparece seguido de YHVH, o qual é então pontuado com as vogais de ELOHIM (Deus), no que resulta JEHOVIH ou YEHVIH.

Yausha é o nome verdadeiro do filho do Altíssimo que contem o nome do seu pai Yauh, como está escrito em Filipenses 2vs9 E o altíssimo soberanamente o exaltou e lhe deu o nome que é acima de todo o nome. A palavra sha significa salvação em Israel Yausha significa Yauh salva.

O nome foi transliterado do hebraico "Yehôshua" para o grego "Iesous" e da forma abreviada em hebraico "Yeshua`" para Jesus. Em hebraico "Yehôshua" corresponde ao nome Josué, e significa "salvador" ou "Yahweh salva.

Yahweh é o nome pessoal de Deus, tão intimamente identificado com seu ser que muitos judeus ortodoxos se recusam a pronunciá-lo, dizendo em vez disso HaShem (“o nome”) ou Adonai (“Senhor”), para guardar a santidade desse nome. Estudiosos debatem se a palavra Yahweh realmente deriva do verbo hayah .

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

“Cristo” provém do grego khristós, que significa “ungido” que por sua vez tem origem na língua hebraica mashîah que em português é Messias. Tal termo provém de Israel onde a unção com óleo servia como um sinal para expressar o recebimento de encargo da parte de Deus.

Os profetas haviam testificado por milênios sobre o nascimento de um Messias prometido, aquele que “[redimiria] todos os que crerem em seu nome” (Helamã 14:2). Isaías profetizou: “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Isaías 7:14).

"João é apresentado como o precursor do messias e essa imagem é muito forte, é daquele que prepara o caminho da salvação", pontua Maerki.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Yahweh

Yahweh é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton), que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo.

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

Disse-lhe, então, o anjo: (…) em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; (…)

As quatro letras são todas consoantes, como é normal ao escrever hebraico. Hoje a maioria dos estudiosos pensa que a pronúncia original do tetragrama bíblico era "Yahweh". Entre eles há incerteza sobre a vocalização como "Yahwoh" ou "Yahweh", mas esta é a forma que escolhem principalmente.

No Islão, Jesus é um profeta. Em várias páginas da internet, surgem três formas de escrever, em alfabeto latino, o nome árabe de Jesus: Isa (o mais comum), Issa e Iça.

Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus.

Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém. Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, tomando-O como se fosse o Deus absoluto e verdadeiro.

Gesù! ai Jesus! ahi!, ohi!