Qual o verdadeiro nome de Maria Navalha?
Foi onde nasceu e cresceu uma mestiça de nome Maria. Linda, alta, forte, dona de um olhar magnético que chamava a atenção. Os sofrimentos da infância deram-lhe uma personalidade determinada e valentia. Aprendeu a se virar sozinha, pois desde cedo perdeu os pais e foi morar na rua.
Quais Maria Navalha tem?
MARIA NAVALHA MALANDRA: As que trabalham na falange dos Malandros costumam ter denominações complementares típicas dos mesmos, como: do Morro, da Ladeira, da Lapa, do Forró, do Samba, da Madrugada, da Esquina, do Asfalto, da Boemia, Pé de Valsa, e outros.
Qual a falange de Maria Navalha?
Maria Navalha é o nome adotado por muitos espíritos de apresentação feminina que trabalha de forma independente. Esses espíritos trabalham como Pombas-Giras, principalmente, com a falange de Maria Padilha ou na linha dos Malandros.
Qual orixá de Maria Navalha?
Hoje, Maria Teresa, é Maria Navalha, pois usava uma Navalha na barra de suas vestimentas para se defender. Essa Malandra é muito amparada por Iansã, e é muito comum vê-la trabalhando com os filhos dessa Yabá, porém, pode trabalhar com os filhos de outros Orixás.
O que Maria Navalha gosta de comer?
Uma boa magia para abrir amor nos caminhos de Maria Navalha, uma dama protetora dos amores impossíveis é feita com: um padê de mel com 7 rosas vermelhas, com uma carta de baralho da figura do rei de copas no meio da oferenda, acompanhado de bebida fina e uma vela de 7 horas vermelha.
Qual a cor da vela de Maria Navalha?
A vela (branca) astral para representar você mesmo, a vela verde para a prosperidade,a vela preta para remover obstáculos e a vela marrom para o emprego propriamente dito. Cada vela deve ser colocada num suporte a prova de fogo.
Como são as filhas de Maria Navalha?
Os filhos desse Orixá são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim. Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais optimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom.
Quais são as Pombagiras Malandras?
Mesmo existindo pombagiras e malandras com os mesmos nomes, por exemplo, Malandra Maria Quitéria e Pombagira Maria Quitéria, (e para Maria Quitéria vamos ter baianas e até outras denominações) cada uma delas vai manifestar um mistério que se organiza hierarquicamente no plano astral e se divide por entre as linhas.
O que a Maria Navalha faz?
Dona Maria Navalha ouviu muito os conselhos dos Exus, despachou nas escuras encruzilhadas do porto, fabricou talismãs e usou figas. Ensinou banhos e simpatias para as colegas de trabalho, ouviu problemas dos clientes e enxugou lágrimas de muitas vizinhas. Era uma alma generosa dentro do corpo de uma guerreira.
Como são os médiuns de Maria Navalha?
São pessoas que se entrega fácil e confia no que ela faz quando está incorporada, isso facilita a comunicação entre a entidade e o médium, por isso médiuns de Maria Mulambo são totalmente destaque em um axé na roda de Exu.
Qual o símbolo de Maria Navalha?
O instrumento Navalha é o símbolo da malandragem. “A vida era dura: olho por olho e dente por dente”. A Navalha tornou-se o símbolo maior da malandragem e seus códigos próprios. Mas seu significado na Umbanda, além de identificar os malandros, é cortar, separar e aparar o mal que está dentro e fora dos seres.
Qual a história de Zé Pilintra e Maria Navalha?
Os dois brigavam muito, porém se amavam. Navalha nunca brigou com mulher alguma por causa de Zé, apesar de ter um ciúme tremendo do traste. O que mais incomodava era os homens que o rodeavam, Maria sempre alertava José que muitos que sentavam na mesa com ele pra jogar carteado eram lobos em pele de cordeiro.
Porque Maria Navalha usa bengala?
Para a linha dos Malandros a bengala é sim um instrumento magístico. Assim como o chapéu do Malandro, seu fumo...
Qual a pombagira mais linda?
De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”
Quem é a rainha das Pombas Giras?
Maria Padilha
No começo, Maria Padilha era apenas um nome nas fórmulas mágicas das feiticeiras da Europa. Mas no Brasil, com o passar do tempo, foi-se criando o ambiente certo para que ela se mostrasse em toda a sua glória.
Quem é Maria navalha do cabaré?
Uma menina abandonada não tem muita opção, e logo ela foi introduzida no mundo da “vida noturna” e da malandragem, onde teve famosos mestres e mestras que a iniciaram na vida noturna. Foi nas ruas, cabarés e bares que a jovem Maria construiu sua fama e adquiriu seu “apelido”.
Qual Pomba Gira matou o marido com sete facadas?
Num entardecer de inverno, ele esperou pela Cigana na porta do puteiro e, na penumbra, lhe deu sete facadas. Assustado, olhou o corpo ensangüentado da morta estirado no chão e reconheceu, no piscar do néon do cabaré, o rosto desvelado de Elisa. Um enfarto o matou ali mesmo.
Qual Pomba Gira trabalha com Zé Pilintra?
Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.