Qual o verdadeiro arrependimento na Bíblia?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Segundo, o verdadeiro arrependimento baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e dela flui. Não há outro meio. Terceiro, o verdadeiro arrependimento envolve uma mudança no coração, e não apenas uma mudança no comportamento. Quarto, parte dessa poderosa mudança no coração é sentir tristeza segundo Deus por nossos pecados.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

5 Passos para o Genuíno Arrependimento

  • Seja honesto a respeito da sua necessidade de arrependimento. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. ( ...
  • Reconheça o perigo do pecado e o prejuízo da culpa. ...
  • Confesse integralmente. ...
  • Esconda-se em Deus. ...
  • Agarre a esperança.

Os dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição.

Existem dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição. A atrição, é o arrependimento indica um sentimento principalmente motivado pelo medo.

Segundo, o verdadeiro arrependimento baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e dela flui. Não há outro meio. Terceiro, o verdadeiro arrependimento envolve uma mudança no coração, e não apenas uma mudança no comportamento. Quarto, parte dessa poderosa mudança no coração é sentir tristeza segundo Deus por nossos pecados.

Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.

A primeira é metanoeo, que significa “uma mudança de mentalidade” (Mt 3.2; Mc 1.15, etc.). A segunda é metanolomai, que significa “uma mudança de coração” (Mt 21.29, 32; Hb 7.21). A terceira é metanoia, que significa “uma mudança do curso de vida” (Mt 3.8; 9.13; At 20.21).

Em outras palavras, pode-se dizer que são a raiz dos pecados, os "líderes" das más ações e dos maus pensamentos. O termo "capital" tem origem na palavra latina caput, que significa "cabeça", "parte superior". Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

O que é Blasfêmia:
Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

Princípios do Arrependimento

  1. Precisamos Reconhecer Nossos Pecados. ...
  2. Precisamos Sentir Tristeza por Nossos Pecados. ...
  3. Precisamos Abandonar Nossos Pecados. ...
  4. Precisamos Confessar Nossos Pecados. ...
  5. Precisamos Fazer uma Restituição. ...
  6. Precisamos Perdoar aos Outros. ...
  7. Precisamos Guardar os Mandamentos de Deus.

arrependimento não é o mesmo que remorso. Remorso é a vergonha de ser descoberto em pecado. Arrependimento é um sentimento profundo de tristeza por um erro cometido — muitas vezes, sem que esse sequer tenha sido descoberto — e que necessariamente vai levar a uma mudança de vida.

Dicas Para Utilizar o Arrependimento Como Aprendizado

  1. 1 – Repense Suas Atitudes.
  2. 2 – Prefira a Responsabilidade ao Invés da Culpa.
  3. 3 – Questione-se Sobre o Erro Cometido.
  4. 4 – Peça Perdão e Se Perdoe.
  5. 5 – Recomece e Faça Diferente.

Depois de fazer essas coisas, uma maneira de saber se você se arrependeu completamente é ver e sentir os efeitos do arrependimento — mudanças em seus desejos, sentimentos, perspectivas, relacionamentos e comportamento. E mais importante, o completo arrependimento trará a companhia do Espírito Santo.

Uma alma que se arrepende é uma alma que se converte, e uma alma que se converte é uma alma que se arrepende.

Se um for deixado fora, o arrependimento perde o seu poder.

  • Componente 1: Percepção do pecado. ...
  • Componente 2: Tristeza pelo pecado. ...
  • Componente 3: Confissão de pecado. ...
  • Componente 4: Vergonha pelo pecado. ...
  • Componente 5: Ódio pelo pecado. ...
  • Componente 6: Converter-se do pecado.