Qual o verbo que tem concordância?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Quando o verbo se adapta ao número e à pessoa do sujeito, ocorre a concordância verbal. É necessário saber se o sujeito está na 1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural.

Quando o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo fica na terceira pessoa do singular ou concorda com o antecedente. Meu primeiro projeto sobre o assunto foi apresentado há 20 anos e ninguém quis aprová-lo. Não sou eu quem está atrasando isso — respondeu o senador.

a) verbos sem concordância, que exigem argumentos explícitos, porquanto não possuem marca de concordância do verbo com os argumentos da frase, alguns desse tipo na Libras são os verbos: TER, FALAR, AMAR, CONHECER, BRINCAR.

A concordância verbal é estabelecida entre o verbo, em suas flexões de número (plural e singular) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), e o sujeito da oração com o qual ele se relaciona. Observe o exemplo: Eles me propuseram um acordo. Em alguns casos, o sujeito aparece após o verbo, o que não afeta as relações de concordância.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Quando o verbo se adapta ao número e à pessoa do sujeito, ocorre a concordância verbal. É necessário saber se o sujeito está na 1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural.

Você sabe o que é concordância? Chamamos de concordância o princípio sintático segundo o qual, na frase, as palavras determinantes adaptam-se às palavras das quais dependem. Isso significa que os nomes e os verbos de uma oração devem concordar com os demais termos, caso contrário, a concordância ficará prejudicada.

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.

A concordância verbal refere-se à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Os agentes principais desse processo são representados pelo sujeito, que funciona como subordinante; e o verbo, o qual desempenha a função de subordinado.

Dicas para não errar mais a concordância

  1. Fique de olho no sujeito. Encontrar o sujeito na frase ajuda muito a escrever de modo correto, inclusive possibilita escrever na ordem direta: sujeito + verbo + objeto. ...
  2. Cuidado com o verbo SER. ...
  3. Concorde com o núcleo do sujeito. ...
  4. Verbo HAVER com valor existencial. ...
  5. Partícula SE.

Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.

Quando dizemos, por exemplo, que neste texto “nós veremos usos e situações complexos”, estamos fazendo a concordância verbal entre o sujeito (nós) e o verbo (veremos), assim como a concordância nominal entre os substantivos (usos e situações) com o adjetivo (complexos).

Quando o sujeito é simples, apresentando apenas um núcleo, a regra de concordância verbal é: o verbo concorda com o sujeito em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª) e número (singular ou plural).

A frase onde há erro de concordância verbal é: Houveram muitos turistas atravessando a ponte.

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.