Qual o verbo de A alegria é contagiosa?

Perguntado por: aaguiar2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

b) Verbo de ligação.

O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).

Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. PREDICATIVO DO SUJEITO: termo que caracteriza o sujeito da oração.

A ciência explica que como uma lei da atração, nós seres humanos gostamos de estar mais perto de pessoas bem humoradas, que transmitem alegria. "Isto acontece porque nossa resposta depende do estímulo do outro, ou seja, nosso comportamento é também desencadeado por pessoas e situações ao nosso redor.

Explicação: a) O sujeito é "alegria", um sujeito determinado, enquanto que o predicado é "é contagioso", um predicado nominal.

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.

Acesso em:

  • Exercícios sobre tipos de predicado com gabarito comentado.
  • Predicado verbal.
  • Predicado nominal.
  • Predicado verbo-nominal.
  • Verbos de Ligação.
  • Predicativo do Sujeito.
  • Exercícios de sujeito e predicado.
  • Transitividade verbal.

Formação do predicado verbo-nominal
O verbo significativo que atua como um dos núcleos do predicado verbo-nominal pode ser transitivo ou intransitivo.

Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.

O que é o predicado verbal? O predicado é classificado em predicado verbal quando possui um verbo significativo como núcleo, ou seja, quando possui como núcleo um verbo que indica uma ação. Frase com predicado verbal: Meu filho comeu dois brigadeiros.

O predicado verbo-nominal apresenta dois núcleos: o verbo e o nome. O verbo (transitivo ou intransitivo) expressa uma ideia de ação realizada pelo sujeito da oração. O nome (substantivo ou adjetivo) apresenta um estado ou qualidade do sujeito ou atribui uma característica ao objeto.

O predicativo do objeto é formado por um substantivo, por um adjetivo ou por uma locução substantiva ou adjetiva. O predicativo do objeto faz parte do predicado do enunciado. Em geral, sua presença se dá em predicados verbo-nominais, ou seja, naqueles que têm dois núcleos: um verbo e um nome.

O predicativo do sujeito qualifica ou classifica o sujeito da oração. Fica localizado no predicado da oração. Liga-se ao sujeito por meio de um verbo que indica estado permanente ou transitório, ou ainda mudança, continuidade ou aparência de um estado.

O predicativo do sujeito pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa. Veja abaixo alguns exemplos de orações com essas formas: - Predicativo do sujeito formado por adjetivo: Vinícius é um menino muito bonito.

E, na descrição do fruto do espírito, no verso 22, de Gálatas 5, está escrito: “Mas o fruto do espírito é: amor, alegria [...]”. E essa alegria, fruto do espírito, é a nossa força. Diferente daquela baseada naquilo que fazemos ou recebemos, a alegria que as pessoas podem experimentar, por exemplo, no Carnaval.

O riso é contagiante e faz bem para a saúde. Muitas pessoas dizem que o riso é contagiante, e realmente essa afirmativa é verdadeira. Ao observar uma pessoa sorrindo, frequentemente somos tomados também por essa ação. A explicação para isso está no nosso sistema nervoso, mais precisamente nos nossos neurônios.