Qual o veículo mais poluente?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

A pesquisa revelou (rigorosamente ao contrário do que afirma…) que o álcool emite cerca de 24% mais carbono que a gasolina devido às emissões geradas pelas mudanças do solo para a plantação do milho, dos fertilizantes, e dos demais processos de obtenção e combustão.

É fácil citar a indústria do petróleo como principal vilã da poluição. Mas poucos talvez saibam que o segundo lugar nesse ranking pertence à indústria da moda.

Outro motivo pelo qual o etanol é considerado um combustível mais limpo é também pelo teor mais baixo de carbono, que não provoca a mesma formação de depósitos carboníferos dentro do motor, como a gasolina.

O etanol é conhecido como o combustível menos poluente que existe atualmente. Feito de matérias primas de vegetais como a cana-de-açúcar, o etanol é uma alternativa renovável e limpa, que confere mais potência ao motor dos veículos, assim como a vida útil do lubrificante, se comparado com a gasolina.

O diesel possui hidrocarbonetos, pois também é um derivado do petróleo, e estes são mais pesados do que os que compõem a gasolina, por isso se acumulam no meio ambiente. Além disso, metais pesados altamente nocivos também fazem parte da composição do diesel.

Pesquisas recentes indicam que automóveis são os principais emissores de gases poluentes, extremamente nocivos ao meio ambiente e à saúde.

Transporte terrestre
A emissão de poluentes atmosféricos pelos veículos é um dos principais resíduos gerados, ainda mais pelo fato de existir uma grande quantidade de veículos muito velhos, causando assim uma emissão ainda mais expressiva de gases poluentes na atmosfera.

carvão mineral

Embora o seu poder calorífico e o seu tempo de combustão resultem em uma grande vantagem em termos de produtividade, o carvão mineral é o mais poluente dos combustíveis fósseis, mas é o mais abundante entre eles.

Essa variação de preços se deve aos aumentos praticados pela Petrobras, que tem aumentado o preço da gasolina de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional.

Em primeiro lugar no ranking de poluição, os Estados Unidos seriam responsáveis por 20% do total de emissões. A China aparece em segundo lugar, como responsável por 11% do CO2 global.

A poluição radioativa é o tipo mais perigoso de poluição. Ela é causada por resíduos de metais radioativos utilizados em usinas de energia nuclear, como o urânio, o plutônio e o cobalto.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Quando se compara a densidade energética de um litro de etanol com a de um litro de gasolina, a diferença fica próxima de 30%. Um litro de gasolina tem por volta de 30% a mais de energia do que o de etanol, é mais denso", explica. Por conta desse aspecto mencionado, a gasolina assegura mais autonomia ao carro.

O veículo a diesel é mais econômico no uso de combustível pois o preço do diesel é bem menor do que a gasolina e o rendimento é superior.

A nossa octanagem está entre as melhores do mundo. E vou falar mais: as nossas gasolinas especiais, Podium, da Petrobras, Octapro da Ipiranga e Shell V-Power Racing da Shell têm octanagem acima de 100 RON.

Dentre os principais poluentes que causam o desequilíbrio no ar atmosférico temos: Monóxido de carbono: Produto resultante da queima incompleta dos combustíveis. Dióxido de enxofre e óxidos de azoto: produtos da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis.

Álcool combustível: Composto por hidrogênio, carbono e oxigênio. Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera.

"Os hidrocarbonetos gerados pela gasolina contêm benzeno, altamente tóxico, enquanto os do etanol não trazem essa substância. O álcool combustível, por outro lado, emite hidrocarbonetos com mais acetaldeído, também perigoso, porém menos nocivo do que o benzeno", pontua.

A lei que proibiu a circulação de carros de passeio a diesel no Brasil é de 1976. Ela foi votada no contexto da crise internacional de petróleo e foi uma forma de o governo incentivar a produção de carros a álcool, protegendo o mercado interno e diminuindo a dependência da importação do diesel.

Apesar de ser mais caro, uma grande vantagem do carro a diesel é que ele é mais econômico, pois tem uma autonomia maior e o curso do combustível é menor. Além disso, é um motor que dura muito mais tempo. Se você não pretende trocar de veículo tão cedo ou quer um valor de revenda melhor, é uma boa opção.