Qual o valor para tirar o Coren de auxiliar de enfermagem?

Perguntado por: vreal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Auxiliar de Enfermagem: R$ 189,70. Obstetriz: R$ 321,04.

A instituição de ensino deverá encaminhar previamente ao Coren-MG a listagem de formandos. Fica estabelecido o prazo limite de 01 (um) ano, contados da data de emissão da carteira de identidade profissional, para que o inscrito apresente o diploma.

Anuidade única
Desde 1/1/2020, os profissionais que estão inscritos em mais de uma categoria profissional pagam apenas uma anuidade: a de maior valor. A saber: Inscrição como auxiliar e técnico de enfermagem: pagar anuidade de técnico de enfermagem.

Você deve comparecer a uma unidade do Coren-SP munido(a) dos documentos relacionados no site. Clique em um dos links abaixo para ver a taxa e os documentos necessários para sua categoria. Clique aqui para ver as unidades de atendimento do Coren-SP.

Alguns dos locais mais comuns onde os auxiliares de enfermagem podem ser encontrados incluem hospitais, clínicas, consultórios médicos, asilos, casas de repouso, centros de reabilitação, ambulatórios e serviços de atendimento domiciliar.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 7322/17, que permite ao técnico em enfermagem exercer a função de auxiliar sem a necessidade de inscrição específica para esta função no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

O não pagamento está sujeito à inscrição do profissional em DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO E EXECUÇÃO FISCAL.

Basta acessar o site , clicar em serviços online, acessar o ícone AQUI e escolher a opção Requerimento de Inscrição Pessoa Física. Em seguida basta preencher os dados solicitados a cada nova página. O sistema é fácil e intuitivo.

INSCRIÇÃO COMO AUXILIAR DE ENFERMAGEM:
Podem se inscrever na categoria de Auxiliar de Enfermagem todo aquele que se forma no curso Auxiliar de Enfermagem, em uma Escola e/ou Curso de Formação Profissionalizante.

Orientar e auxiliar pacientes, prestando informações relativas a higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde. Verificar em unidades hospitalares os sinais vitais e as condições gerais dos pacientes, segundo prescrição médica e de enfermagem.

Prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; trabalhar em conformidade com as boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Preparar o paciente para consultas, exames e tratamentos.

Caso o prazo de um ano vença e o profissional não tenha entrado o diploma (certificado) este terá a regularização da sua inscrição suspensa e será cobrada a taxa de emissão de segunda via da carteira ao realizar a entrega atrasada.

Quais são os profissionais que precisam ter um registro no COREN? Os bacharéis em enfermagem, bem como os técnicos e auxiliares que têm diploma, necessitam, perante a lei, de um registro no COREN. A falta dele configura como exercício ilegal da profissão, e o profissional responderá judicialmente por isso.

O beneficio é para a sociedade, que pode contar com profissionais devidamente habilitados ao exercício da profissão e com uma entidade que zela pela qualidade dos serviços de enfermagem prestados e pelo cumprimento da lei do exercício profissional.

Desde de 2020, a anuidade é única (cobrada uma única vez) no valor da categoria de maior escolaridade.

Outro ponto, é que o auxiliar trabalha em setores e presta cuidados aos pacientes com baixa complexidade, enquanto o técnico realiza procedimentos práticos, podem atuar em setores e prestar atendimento a pacientes de média e alta complexidade. O salário é outra questão que diferencia as duas modalidades.