Qual o valor para tirar a cidadania espanhola?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

É difícil dizermos quanto custa a cidadania espanhola para netos, tudo vai depender do número de documentos necessários para o seu processo (mas já adianto, o valor investido não costuma ser inferior a 2 mil reais, pois algumas taxas, como a do consulado, são pagas em euro).

Para solicitar a cidadania espanhola por descendência, é necessário fornecer documentação que comprove seu vínculo de parentesco com o cidadão espanhol. Isso inclui certidões de nascimento, casamento, documentos de identificação dos pais ou avós e outros documentos relevantes, como você vai ver na lista abaixo.

Filhos de espanhóis
Se um dos seus pais é espanhol você tem direto de obter a cidadania espanhola através do processo conhecido como “nacionalidade originaria”, onde é transmitida de pai/mãe para filhos. Esse é de fato a maneira mais fácil e direta de obter a cidadania espanhola.

Suíça

Suíça. A lei que entrou em vigor em 2018 tornou mais difícil obter cidadania suíça. Este país (assim como a Áustria e a Alemanha) reconhece a chamada ius sanguinis (direito do sangue), ou seja, o recebimento da nacionalidade através da filiação paterna ou materna.

Os países com os melhores passaportes para se ter em 2021: Japão, Cingapura (192 destinos aceitos) Alemanha, Coreia do Sul (190) Finlândia, Itália, Luxemburgo, Espanha (189)

Veja quais são os sobrenomes que podem pedir cidadania espanhola

  • Acosta;
  • Cantón;
  • Acuña;
  • Barba;
  • Godoy;
  • Noguera;
  • Pacheco;
  • entre outros.

Para morar nos Estados Unidos, o ESTA não basta. Caso você tenha passaporte europeu, de alguma nação que faça parte do Tratado de Comércio como país, como é o caso da Espanha, deverá solicitar o visto E-2 e investir pelo menos 100 mil dólares no local.

A nova 'Lei dos Netos' que facilita cidadania europeia para descendentes de espanhóis. Uma nova lei, publicada na quinta-feira (20/10) no Diário Oficial da Espanha e chamada oficialmente de Lei da Memória Democrática, está sendo apelidada de "Lei dos Netos" por muitos veículos de comunicação.

Esta norma prevê a possibilidade de netos de espanhóis obterem a nacionalidade por tempo de residência na Espanha após um ano de residência legal e contínua no país. Assim, a residência deve ter sido regularmente autorizada pela Espanha.

Entre as cidadanias mais requeridas pelos brasileiros, não há muita surpresa: Itália e Portugal estão na liderança no ranking, seguidas pela Espanha, considerando o direito como descendente.

cidadania francesa

E a França é um dos países mais tranquilos para conseguir a documentação em toda a Europa, existindo várias possibilidades para realizar a solicitação. Pessoas maiores de 18 anos que tenham, pelo menos, 5 anos de residência no país podem solicitar a cidadania francesa.

Quem mora no Brasil
Os portadores da dupla cidadania espanhola que desejam adquirir o passaporte do país, mas ainda residem no Brasil, devem requisitar o documento em algum consulado espanhol (de preferência, o mais próximo).

O Japão lidera pelo quinto ano consecutivo o ranking, com 193 destinos sem necessidade de visto. No relatório da consultoria Henley & Partners, Coreia do Sul e Singapura aparecem empatados na segunda colocação. Logo depois, vêm Alemanha e Espanha.

Marshall ao estabelecer o conceito de cidadania, divide-o em três partes: civil, política e social. Frise-se que Marshall utilizou, em seus estudos e reflexões, o desenvolvimento da cidadania na Inglaterra.

Dominica, no Caribe, é o país mais barato do mundo para adquirir uma dupla cidadania (e consequentemente um segundo passaporte), com opções disponíveis a partir de US$ 100.000, mais taxas governamentais.

Austrália. O primeiro passaporte do mundo, e talvez o único, que possui imagens tridimensionais. Você pode enxergar cangurus em alto relevo.

Irlanda

Sem dúvidas a Irlanda é um dos países mais simples para imigrar. A simplicidade do processo começa logo antes de sair do Brasil: se você vai fazer um intercâmbio de longa duração, não é necessário nem mesmo solicitar um visto prévio nos órgãos consulares, pois o visto é retirado em solo irlandês!

Recentemente aconteceram duas mudanças no pedido de nacionalidade. Anteriormente, era necessário passar por entrevistas nas Conservatórias de Registo Civil, agora o candidato precisa passar em dois testes, o CCSE e o DELE.

Por direito, os filhos de estrangeiros não recebem a nacionalidade do país onde nasceram, neste caso na Espanha. A não ser que essa criança seja apátrida. Para isso, em primeiro lugar, os pais devem negar sua própria nacionalidade a seu filho ou filha.

3) É possível ter mais de 2 sobrenomes se eles forem compostos, mas nunca pode ter somente 1 sobrenome. Desta forma, se os pais quiserem colocar os dois sobrenomes de cada um, ficaria assim: Cristian Mariscal-Romero (1° sobrenome) Gago-Ruiz (2° sobrenome).