Qual o valor para fazer o EJA?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

01 x R$ 160,00 + Taxa de Envio (Correios). Parcelado em até 3x no Cartão de Crédito.

A EJA a distância é de responsabilidade das Secretarias de Educação e as atividades presenciais são realizadas em escolas estaduais, portanto, é totalmente gratuito.

A taxa de inscrição para o exame é de R$ 10 por disciplina. O aluno poderá se inscrever no máximo em até quatro componentes por vez. As avaliações ocorrerão nos meses de abril, junho, setembro e novembro.

A inscrição para o Encceja é gratuita e realizada pela internet. O candidato deve preencher o formulário solicitado no site com as informações pessoais e responder o questionário socioeconômico. Tanto EJA quanto Encceja proporcionam a certificação no ensino fundamental e médio.

É possível encontrar cursos EJA gratuitos principalmente em instituições públicas ligadas as secretarias de educação. Mas, as aulas são presenciais nas escolas e a carga horária mais extensa.

Basta contatar a Secretaria de Educação do Estado em questão, ou instituição que a represente localmente, e perguntar se o estabelecimento de ensino está autorizado a oferecer EJA. Caso positivo, o estudante pode se matricular com tranquilidade.

O Supletivo e o Encceja são as modalidades mais rápidas para os estudantes concluírem o ensino médio, variando no período entre 6 meses e 1 ano.

dia 27 de agosto

Atualizado em 13/06/2023
Assim, a prova do Encceja 2023 será no dia 27 de agosto, um domingo. Veja abaixo o calendário! O Encceja é uma prova gratuita voltada àquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade certa e agora desejam obter o certificado de conclusão.

Acesse o site da instituição de ensino e procure pela opção de inscrição no EJA à distância. Preencha o formulário de inscrição: após acessar a opção de inscrição, preencha o formulário com os seus dados pessoais e informações sobre a escolaridade anterior.

Depende. Ele pode ser uma opção viável para quem não tem pressa de receber o certificado do segundo grau. Porém, muitos alunos têm grande dificuldade em relação às metodologias de ensino tradicionais.

Os brasileiros que desejam concluir o ensino médio de forma gratuita, pois por algum motivo não puderam terminar na etapa apropriada, encontram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) essa chance.

Para fazer a inscrição é necessário se cadastrar por meio do Portal da Educação (https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/) ou presencialmente nas escolas-polo da EJA. É necessário apresentar Certidão de Nascimento ou RG, comprovante de residência e, em caso de candidatos menores de 18 anos, RG do responsável.

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres).

Graças ao avanço da digitalização da educação, hoje é possível fazer a EJA online.

Considerando que, no EJA do Ensino Fundamental, cada série é feita em 6 meses, um estudante que começa no 1.º ano deve concluir a primeira fase em 2 anos e meio e a segunda fase em 2 anos. Assim, nesse exemplo, seriam 4 anos e meio para a conclusão, ou seja, a metade do tempo do ensino padrão.

18 meses

Já a segunda etapa EJA é voltada para quem quer terminar o Ensino Médio e possui idade mínima de 18 anos. Essa parte da formação, se feita do 1º ao 3º ano, demora aproximadamente 18 meses. Ou seja, a duração EJA é por cerca de um ano e meio.

No Ensino Fundamental o estudante faz duas séries em 4 meses e meio. Caso o estudante esteja muito atrasado, o colégio é autorizado a avaliá-lo através de exame classificatório, posicionando-o em uma série compatível com sua idade e conhecimento. No ensino médio o estudante conclui o 2º ou 3º ano em 3 meses.