Qual o valor normal do TGO é TGP?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O TGO e TGP são medidos na parte líquida do sangue, o soro. Dependendo da metodologia utilizada para realizar o preventivo, os valores de referência são: TGO: entre 5 e 40 unidades por litro de soro. TGP: entre 7 e 56 unidades por litro de soro.

Em resumo, os exames TGO e TGP podem ser realizados periodicamente para averiguação da saúde corporal, principalmente do fígado, pelo exame TGP. Os resultados devem ser entregues ao seu médico de confiança, para que ele possa diagnosticar uma possível enfermidade e indicar o melhor tratamento para a ocasião.

A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.

O que significa ter o TGO e TGP alterados? Quando os níveis dessas enzimas estão elevados, pode indicar lesões de células do fígado causadas por infecções, medicamentos, tumores, traumas, intoxicação e entre outros. Como dito anteriormente, a elevação nos níveis de TGP é mais específica para doenças hepáticas.

Medicamentos de uso continuo como os anti-hipertensivos se mostraram altamente influenciadores no exame de dosagem de lipídeos, seguidos de diuréticos que alteram o perfil glicídico e AINES que causam diferenciação de TGO e TGP.

O que significa ter TGO e TGP altos? Taxas de TGO e TGP altas nos exames de sangue podem indicar lesões no fígado, que ocorrem por diversos fatores, como: infecções, tumores, traumas, medicamentos, entre outros.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • cansaço excessivo;
  • dor abdominal;
  • Inchaço da barriga;
  • perda de apetite;
  • coceira na pele;
  • fezes esbranquiçada;
  • dor de cabeça.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Estudos mostram que a musculação e a atividade aeróbica são igualmente eficientes quando o assunto é reduzir a gordura no fígado e os níveis de certas enzimas, como a TGP. Busque levantar pesos ou fazer atividades aeróbicas — como caminhada, corrida ou natação — por 45 minutos ao menos três vezes ao dia.

A musculação intensa pode aumentar( até dobrar ) os níveis de TGO e não ou mais raramente a TGP que é mais específica de lesão do fígado. A espironolactona também pode aumentar as duas. Sugiro que repita estes exames após suspensão da espironolactona e após ficar 3 dias sem fazer musculação.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

Os níveis de TGO e TGP podem alterar devido a diferentes fatores. Eles indicam em geral problemas no fígado. Quando ocorrem essas alterações, é fundamental fazer o acompanhamento médico e realizar todos os exames solicitados para que a investigação seja feita mais a fundo e o problema de identificado e tratado.

Pode estar aumentada em diversas doenças do fígado, como hepatite, cirrose, uso de álcool, câncer do fígado, entre outras. Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite ao redor de 40 e 50 U/L. Níveis acima de 150 U/L sugerem fortemente doença do fígado.

As causas mais comuns de elevação das enzimas hepáticas são toxicidade alcoólica, overdose de medicação e doença hepática gordurosa. A ingestão de álcool deve ser apurada.

As principais doenças que elevam as transaminases e a TGP e a TGO são:

  • cirrose;
  • hepatites virais ou autoimunes;
  • esteato-hepatite;
  • lesão do fígado devido a bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos;
  • isquemia do fígado;
  • câncer de fígado;
  • Doença de Wilson;
  • hemocromatose.

Paracetamol. O paracetamol é um exemplo clássico de um remédio que gera hepatotoxicidade em todos aqueles que o tomam em grandes quantidades.

A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.

A causa mais comum são os distúrbios do metabolismo, onde há excesso de circulação de gorduras no sangue com consequente excesso de oferta de gordura para o fígado. Estes distúrbios do metabolismo incluem a obesidade, o diabetes e o pré-diabetes, condições de alta prevalência na população.

Os valores de referência do Gama GT são: Homem: até 85 U/L. Mulher: até 38 U/L.

Não, mas o tratamento contínuo pode garantir a regreção ou estabilidade do quadro de gordura no fígado. Por esse motivo, o diagnóstico precoce é de grande importância.