Qual o valor normal do PDW?

Perguntado por: evasques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

PDW (Indice de anisocitose plaquetária): 10,00 - 18,00%.

Valores mais elevados de VPM caracterizam pacientes com IM e AI quando em comparação com aqueles com angina estável (AE) e dor torácica de origem não cardíaca. Além disso, elevado VPM tem sido reconhecido como fator de risco independente para AVC.

Trocando em miúdos: Um PDW aumentado pode ser um bom marcador de ativação plaquetária, o que ocorre em casos de trombose venosa profunda, CIVD, tromboembolismo pulmonar e outros quadros de hipercoagulabilidade.

O RDW é um parâmetro da variabilidade de tamanho dos eritrócitos, traduzindo o grau de anisocitose numa amostra sanguínea. O mesmo proporciona informações complementares ao Volume Corpuscular Médio (VCM), que representa a média do tamanho dos eritrócitos.

O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal. Contudo, problemas graves de dificuldade na coagulação habitualmente só ocorrem quando a contagem é inferior a 80 mil a 100 mil por microlitro de sangue.

Quanto menor a contagem de plaquetas, maior a propensão a sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

As plaquetas se caracterizam como baixas quando a sua contagem na circulação sanguínea é inferior a 140.000 células/mm3.

No entanto, demonstramos que pacientes com VPM abaixo do normal podem ter uma extensão de doença aterosclerótica coronariana reduzida. Além disso, essa constatação é independente de fatores de risco coronariano, como idade, histórico de hipertensão, diabetes, hiperlipidemia e tabagismo.

VPM - CALCULANDO O SEU VALOR PERCEPTÍVEL DE MERCADO, é uma ferramenta que foi desenvolvida do absoluto ZERO pelo MENTOR DEIVI O KAPITA. A ferramenta avalia, sob o ponto de vista do próprio indivíduo, 6 áreas de vida e 18 âmbitos, para ao final da auto-avaliação, revelar o VALOR PERCEPTÍVEL DE MERCADO do indivíduo.

O exame contabiliza o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos (diferencial em quatro partes) e plaquetas, além dos níveis de hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio (VCM) e hemoglobina corpuscular média (HCM).

- Leucemia; - Trombocitemia; - Doença da medula óssea. Os sintomas físicos de plaquetas altas costumam estar em torno à formação de coágulos sanguíneos e sangramentos.

O aumento no número de plaquetas pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina.

As plaquetas são provenientes das mesmas células formadoras do sangue que produzem outras células sanguíneas. Uma contagem elevada de plaquetas pode ser causada por: Um problema com as células formadoras do sangue. Uma reação a uma doença.

Doenças que aumentam as plaquetas

  • Anemia hemolítica grave.
  • Anemia ferropriva.
  • Síndromes Mieloproliferativas, como trombocitemia essencial, policitemia vera e mielofibrose.
  • Sarcoidose.
  • Infecções agudas e crônicas, como a dengue e a COVID-19.
  • Leucemia.
  • Determinados cânceres e.
  • Retirada do baço (esplenectomia)