Qual o valor normal do colesterol VLDL?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Paciente com apenas um fator de risco: colesterol LDL deve ser menor que 160 mg/dL. Paciente com dois ou mais fatores de risco: colesterol LDL deve ser menor que 130 mg/dL. Pacientes com alto risco cardiovascular, principalmente se tiver tido um infarto ou AVC: colesterol LDL deve ser menor que 100 mg/dL.

Valores de referência para Colesterol

  • Colesterol LDL: <130 a <50*;
  • Colesterol HDL: >40.
  • Colesterol Total: <190.
  • Colesterol não-HDL: <160 a <80*

O valor ideal de VLDL é até 30 mg/dl e alto quando está acima de 40 mg/dl. Caso o resultado do exame seja entre esses referenciais, o exame é tido como normal, porém não é ideal, já que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

O colesterol VLDL (iniciais de Very Low-Density Lipoprotein) que são lipoproteínas de muito baixa densidade. Sua principal função é entregar colesterol e triglicérides para os outros tecidos a partir do fígado.

O VLDL transporta mais triglicerídeos, enquanto o LDL contém mais colesterol“, diz ela. Portanto, se você comer muitas refeições gordurosas, ele será absorvido como triglicerídeos, o que pode levar a um aumento no VLDL.

Valores ideais (em mg/dl)
Colesterol total: Abaixo de 190; HDL: Acima de 40; Triglicérides: Abaixo de 150.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

colesterol LDL

O colesterol LDL é o tipo de colesterol considerado ruim.
As altas taxas do LDL-col é que estão relacionadas ao risco de doenças cardiovasculares e, geralmente, são associadas a fatores hereditários e/ou maus hábitos de vida, como dieta rica em gorduras saturadas e trans, além do sedentarismo.

“Um nível muito baixo de HDL, menos de 30 mg, por exemplo, é sinal de que a saúde da pessoa não vai bem; o mesmo se estiver acima de 70 mg, e aí é um risco a mais para quem já tem alguma doença cardíaca ou o risco de desenvolvê-la.”

Colesterol LDL (ruim):
Pessoas com 1 ou 2 fatores de risco (como tabagismo, pressão alta, obesidade, diabetes e outros): até 100 mg/dl. Pessoas com alto risco cardiovascular e vários fatores de risco: até 70 mg/dl. Pessoas com risco cardiovascular muito alto: até 50 mg/dl.

Colesterol VLDL
Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Níveis de LDL colesterol
100 mg/dL a 129 mg/dL: Próximo ou acima do valor ótimo; 130 mg/dL a 159 mg/dL: Limítrofe; 160 mg/dL a 189 mg/dL: Alto; 190 mg/dL ou superior: Muito alto.

Outros sintomas, como cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações, podem indicar doenças cardiovasculares, que são fortemente relacionadas aos altos níveis de colesterol.

A concentração sérica de triglicerídeos pode ser estratificada em termos de percentis da população e / ou risco coronariano: Normal – <150 mg / dL (1,7 mmol / L) (3).

Nos exames, o alto valor no colesterol LDL ou nos triglicerídeos pode indicar que o VLDL também está alto. Isso pode ser um indicativo de maior risco de obstrução dos vasos sanguíneos, condição também associada a hipertensão, obesidade e doenças do coração.

Do inglês Very low-density lipoprotein, o colesterol VLDL são lipoproteínas de muito baixa densidade é produzido no fígado e tem como sua principal função transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea. Os triglicerídeos são moléculas de gordura usadas para produzir energia nas células.

O colesterol VLDL (lipoproteína de densidade muito baixa) é um tipo de colesterol que transporta mais triglicerídeos, outro tipo de gordura presente no sangue, do que colesterol. Os níveis mais altos de VLDL podem causar acumulação de gordura nas artérias, o que também aumenta os riscos de doenças cardíacas.

níveis acima de 150 mg/dL, representam triglicérides elevados em adultos e, portanto, devem ser tratados com melhora dos hábitos de vida, incluindo dieta mais saudável, realização de atividade física regular e redução da ingestão de bebidas alcoólicas.