Qual o valor normal de creatinina na urina?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

O valor normal do clearance de creatinina em 24 horas é de 12.10 a 28.90 mg/Kg/24hs em homens e 10.70 a 26.00 mg/Kg/24hs em mulheres. Resultados abaixo da faixa para o sexo podem indicar um problema dos rins, principalmente em caso de diabetes ou pressão alta.

A creatinina elevada é apenas um sinal de que o rim pode não estar funcionando bem. Mas é preciso lembrar que ela é apenas uma substância dentre tantas outras que podem estar se acumulando no organismo (a ureia é uma delas), além de outras situações ocorrendo, a depender do mau funcionamento.

Uma função renal normal é aquela que situa-se entre 70 e 140 ml/min de sangue filtrados por dia. Esse valor varia com idade, tamanho e sexo. Conforme envelhecemos, nossos rins também diminuem a sua capacidade de funcionamento. Idosos chegam a ter rins 30% menores do que quando eram jovens.

“Os valores normais de creatinina no sangue podem variar de acordo com o laboratório, além de serem diferentes entre homens e mulheres. Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL”, explica.

O exercício físico aumenta a massa muscular, o que aumenta os níveis de creatinina no corpo. No entanto, praticar exercícios físicos regularmente melhora a função renal e reduzir os níveis de creatinina no sangue.

A Urina tipo 1 é um exame de fácil coleta e fornece informações valiosas sobre a saúde dos rins e do corpo também. Idealmente deve ser coletada durante a primeira urina da manhã, desprezando-se o primeiro jato, mas pode também ser coletada em outros horários.

Ou seja, o aumento na creatinina no sangue pode ser um sinal de insuficiência renal. Vale ressaltar que a creatinina por si só é apenas um marcador das funções dos rins. Ou seja, ela não faz mal ao organismo. No entanto, o acúmulo de toxinas pode agravar a situação e trazer inúmeros malefícios ao corpo.

Os autores concluem, portanto, que a suplementação de creatina não causa danos à função renal, mesmo havendo doença renal pré-existente.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

Antibióticos aminoglicosídeos, como vancomicina e gentamicina, podem causar lesão renal com aumento da creatinina. Cefalosporinas podem aumentar os resultados da medida de creatinina sem que exista lesão renal. Exercício afeta os níveis de creatinina? Exercícios moderados não afetam o nível de creatinina.

Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

Crianças acima de 1 ano: maior que 11mg/dL e menor que 38mg/dL. Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.