Qual o valor normal da Tireoperoxidase?

Perguntado por: imesquita . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Na maioria dos laboratórios o valor de referência para o anti-TPO é menor que 15 U/ml. Porém, há laboratórios que trabalham com até 60 U/ml como a faixa de normalidade.

A peroxidase tireoidiana (TPO), uma enzima que catalisa as etapas de iodinação e acoplamento da biossíntese do hormônio tireoidiano, é agora conhecida como o principal antígeno microssomal. O principal uso deste exame é a confirmação do diagnóstico de doença auto-imune da tireóide.

fadiga; ganho de peso; pele seca e fria; prisão de ventre.

Pode ter causas autoimunes, virais ou bacterianas. As mais comuns são as autoimunes, o qual parece ser o caso de sua amiga, uma vez que os anticorpos anti-TPO estão positivos.

Pacientes com câncer medular de tireoide têm, frequentemente, níveis sanguíneos elevados do antígeno carcinoembrionário (CEA). Exames do CEA, algumas vezes podem ajudar a diagnosticar esse tipo de câncer.

COMO É FEITO O TRATAMENTO? Pacientes apenas com anticorpos anti TPO positivo, mas com testes de função tireoidiana normais ( TSH e T4 livre), não precisam de tratamento. Para aqueles com hipotireoidismo ( TSH elevado e T4livre baixo), o tratamento consiste na reposição hormonal com levotiroxina sintética.

Como estamos diante de uma doença autoimune, não há muito o que fazer a não ser atenuar as complicações ocasionadas como: fadiga, ganho de peso, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol, além de infertilidade e depressão.

O recomendado é reduzir os níveis de anticorpos TPO antes de adicionar alimentos ricos em iodo à sua dieta. Incluir: “Berries”(morango, mirtilo, amora, framboesa): anti-inflamatório, modulam estrogênio, ricos em antioxidantes, ricos em fibras.

Níveis baixos de anticorpos anti-TPO podem ser detectados em indivíduos saudáveis com função tireoidiana normal. A importância clínica desse fato ainda não foi determinada. Os níveis dos anticorpos anti-TPO aumentam em mulheres com tireoidite pós-parto. Essa condição ocorre em 5% a 9% das mulheres no pós-parto.

Tireoidite de Hashimoto, também denominada tireoidite crônica, é uma doença autoimune, que leva à destruição progressiva das células da tireoide. A doença recebeu esse nome devido ao cientista Hashimoto, que foi quem a descreveu pela primeira vez.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

De qualquer forma, tanto o hipotireoidismo como o cisto de tireoide não representam causas para aposentadoria antes do tempo.

O que é o hipertireoidismo
É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.

Como vimos, apesar de não ter cura, existe tratamento para tireoidite de hashimoto. Lembrando de que não se deve começar a tomar remédios, nem trocar a dosagem dos medicamentos sem consultar um médico.