Qual o valor normal da glicemia após as refeições?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl. Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Após uma refeição, a glicemia aumenta devido à absorção da glicose no intestino delgado. A homeostase da glicemia precisa do transporte da glicose para o interior das células do organismo, o que depende da liberação de insulina pelas células beta do pâncreas.

O nível de glicose é considerado normal quando está inferior a 100 mg/dL.

Glicemia pós-prandial: até 140 mg/dL.

Para evitar que ocorram hematomas na região da picada, logo após colocar a gota de sangue na tira do papel, pressione o local com ajuda do dedo polegar da mesma mão por cerca de um minuto.

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

COMA VEGETAIS SEM AMIDO
Apesar dos vegetais proporcionarem nutrição com poucas calorias, para baixar a glicose é necessário optar por vegetais sem amido. Entre eles, estão: pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho e alho-poró.

INDICAÇÕES: Glicemia plasmática de jejum maior que 110 mg/dl e menor que 126.

Outros alimentos sem açúcar

  • Carne, peixe e ovos: fontes de proteína e naturalmente sem açúcar;
  • Azeite, óleos e margarina: são quase exclusivamente compostos por gordura e, por isso, sem açúcar.
  • Adoçantes: estévia, xylitol, aspartame, sacarina, entre outros4

A condição ocorre quando o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina, o que faz com que o indivíduo tenha picos de açúcar no sangue que não serão convertidos em energia para o corpo. “O problema em si não é a insuficiência da insulina. Ela está lá.

Os nossos músculos são responsáveis pela maior parte da captação de glicose após uma refeição. E sabemos, através de estudos, que a atividade física pode diminuir o açúcar no sangue até 24 horas após o treino, tornando seu corpo mais sensível à insulina.

Procure consumir carboidratos de "absorção prolongada" (integrais) antes de dormir. Verifique o nível de glicose no sangue todas as noites antes de dormir e, se estiver próximo a 70mg/Dl, reforce o lanche da noite acrescentando gordura e proteína para garantir que a glicose não caia durante a madrugada.

Fazer as refeições e tomar a insulina nos horários corretos, além de medir a glicose, estão entre as orientações básicas para evitar o problema. Também se recomenda uma pequena ceia antes de dormir, como um copo de leite ou de iogurte, para restaurar o nível adequado de glicemia no sangue.

De acordo com Laura Castro, fundadora e psicóloga da healthtech referência no combate à insônia, o diabetes e o sono estão diretamente ligados, isso porque a hiperglicemia, alto nível de açúcar no sangue, tem como um dos seus efeitos a sensação de cansaço excessivo, que pode se associar a muita sonolência.

Se você exagerou nos doces, então precisa beber muita água. Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar.

Nos idosos com boa saúde, deseja-se HgA1c inferior a 7,5%, glicemia de jejum entre 90 e 130 mg\dl e glicemia ao deitar entre 90 e 150 mg\dl; naqueles com mais de três doenças crônicas, com déficit cognitivo leve ou demência inicial, deseja-se HgA1c inferior a 8%, glicemia de jejum entre 90 e 150 mg\dl e glicemia ao ...

Verifique se as fitas não estão vencidas e se o aparelho está calibrado para as fitas que você está utilizando. Alguns aparelhos calibram automaticamente quando se troca a tira; outros vêm com o calibrador dentro dos frascos de fita (leia no manual do aparelho). Teste o seu aparelho, no mínimo, a cada seis meses.