Qual o valor máximo de juros de cartão de crédito?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

O Projeto de Lei 987/23 determina que o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleça um limite para os juros cobrados pelos bancos no cartão de crédito rotativo, não superior à taxa já estabelecida para o cheque especial (8% ao mês hoje, ou quase 152% ao ano).

Você pode atrasar a fatura do cartão de crédito do Banco do Brasil por quantos dias quiser, entretanto, terá que arcar com os juros cobrados por dia de atraso. Além disso, após 45 dias, seu nome pode entrar nos órgãos de proteção a o crédito.

Para que a revisão de financiamento aconteça, o contratante precisa recorrer à Justiça Comum ou ao Procon. O Procon é um órgão de fácil acesso à população e o lugar correto para procurar os direitos do contratante através do Código de Defesa do Consumidor no Brasil.

Se você está com uma dívida ou acha que os juros abusivos estão ali, no seu contrato de cartão de crédito, então o ideal é contatar um advogado especializado na revisão de juros abusivo o quanto antes, para que deixe de sofrer com injustiças e abusividades.

Protesto em cartório. Após o cartão ser bloqueado, o emissor irá fazer um protesto em seu nome, ou seja, registrar uma dívida em aberto, fazendo com que você fique negativado. É importante lembrarmos que mesmo após o bloqueio e protesto, as taxas de juros continuarão sendo cobradas.

Quanto pode cobrar de multa? De acordo com o artigo 52, parágrafo primeiro do Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, a cobrança da multa não pode ser maior que 2%. Na prática: imagine que você tem um boleto de R$ 100,00 e a multa em caso de atraso é de 2%.

A taxa de juros do cartão de crédito - rotativo total - pré-fixado no BCO ITAUCARD S.A. é de 12,16% ao mês, na média. A sua taxa de juros personalizada pode variar - para mais ou para menos - a depender da análise de crédito que o banco faz sobre suas finanças.

0,0333%

Os juros de mora são cobrados de acordo com os dias de atraso. Por lei, os juros de mora não podem passar de 1% do valor da dívida ao mês. Para atrasos de menos de 30 dias, o cálculo considera 0,0333% por dia de atraso.

Qual é o máximo permitido para multa e juros no boleto? A lei determina que os tetos para multa e juros são 2% e 1% /mês respectivamente. Ambos calculados com base no valor devido. O teto de multa está estipulado na LEI Nº 9.298, DE 1° DE AGOSTO DE 1996, que alterou a redação do § 1° do art.

406. Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional.

Quando se paga a fatura com atraso é preciso lidar pelo menos com: Multa por atraso: pode chegar a até 2%. Deve ser paga se houver a partir de um dia de atraso e não é cumulativa. Se atrasou 1 ou 10 dias, pagará o mesmo valor de multa.

Se atrasou 1 ou 10 dias, pagará o mesmo valor de multa. Juros por atraso: podem ser cobrados juros em caso de atraso. Geralmente esse valor é maior que 10% ao mês.

Em algumas situações, recorrer a um empréstimo é a melhor solução para quitar dívidas do cartão de crédito. Se no momento da negociação da dívida surgir a oportunidade de um desconto no pagamento à vista, por exemplo, contratar outra linha de crédito com juros menores é uma opção interessante.

A Taxa Selic é apenas um componente na determinação dos juros do cartão de crédito. Os bancos são livres para estipularem o valor das taxas de juros, uma vez que não existe regulamentação ou até mesmo um teto para o valor dessas taxas.

Quando o valor cobrado pelas instituições é superior ao valor necessário para cobrir o risco do empréstimo ou quando está acima do previsto pelo Banco Central, podemos entender que as taxas de juros são abusivas. É importante lembrar que não há um valor exato para definir que uma taxa é ou não excessiva.

O STJ estabeleceu que os juros de 12% a.a não são considerados abusivos. O ideal é comparar com a taxa média fornecida pelo Banco Central. Caso os juros cobrados forem superiores a essa taxa, comprova-se a cobrança abusiva.

Por via de regra, não é possível tirar os juros de uma dívida. No entanto, por meio de negociações junto às instituições onde há débitos pendentes é possível reduzi-los.

Como negociar dívida de cartão de crédito?

  1. Calcule o valor da sua dívida;
  2. Entre em contato com a sua instituição financeira;
  3. Analise a proposta com cautela;
  4. Faça uma contraproposta;
  5. Pague os débitos no prazo acordado.

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

E o que isso significa? Significa que bancos e instituições financeiras precisam promover a cobrança de uma dívida não paga em até cinco anos, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente, porém nada impede que o Banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.

Qual é a taxa de juros máxima produzida pela lei
As instituições financeiras podem cobrar juros moratórios superiores a 12% ao ano. Porém, deve ser verificado em cada caso e tipo de contrato se a taxa é ou não abusiva.