Qual o valor do sistema operacional Linux?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O Linux também é gratuito, o que significa que um PC antigo não precisa de uma versão pirata e antiga do Windows. Ao mesmo tempo, o sistema permite transformar o computador em uma máquina especializada, como um servidor que baixa arquivos automaticamente ou um vídeogame rudimentar.

Não é mentira afirmar que sistemas Linux sofrem menos ataques. Só no primeiro trimestre de 2021, 83.45% dos ataques de malware foram feitos contra sistemas Windows. Eles são, de longe, os sistemas operacionais mais afetados por malware em PC.

Enquanto o Windows exige tipicamente atualizações de hardware para acomodar suas demandas crescentes, o Linux é leve, magro, flexível e escalável, e funciona admiravelmente em praticamente qualquer computador, independentemente do processador e da arquitetura da máquina.

Não tem variedade de programas e jogos 3D, como no Windows por exemplo; O sistema é livre, mas os programas criados para funcionar na plataforma podem ser cobrados; O suporte do hardware é escasso.

O passo a passo para instalar o Linux pelo pendrive também é muito amigável, como você verá no tutorial abaixo.

  1. Inicialize o computador pelo pendrive. ...
  2. Selecione o drive para instalação. ...
  3. Iniciando a instalação. ...
  4. Baixe e instale o VirtualBox. ...
  5. Faça o download do Ubuntu. ...
  6. Crie uma máquina no VirtualBox. ...
  7. Instale o Ubuntu.

Um dos grandes benefícios do Linux é que ele é desenvolvido para funcionar em qualquer computador, mesmo antigo. Claro que uma máquina de 20 anos não vai ficar rápida o suficiente como uma nova, mas vai ser beneficiada por um sistema operacional atualizado e que ainda possui suporte.

Existe um recurso no Windows chamado WSL Windows Subsystem for Linux onde que permite a você utilizar ferramentas Linux completamente integrado com ferramentas do Windows, sem necessidade de inicialização dupla (Dual Boot).

O Linux Mint é, sem dúvida, a distribuição – ou distro – mais recomendada (e utilizada) por quem está iniciando no universo Linux.

Por ter uma estrutura de segurança baseada em permissões, contar com uma arquitetura modular e ser permanentemente atualizado, o Linux é bastante seguro. Por esse motivo, a maioria de seus usuários dispensa a instalação de antivírus no sistema operacional.

Linux: a melhor alternativa ao Windows
Você provavelmente já ouviu falar do Ubuntu, ou de sua alternativa funcional, o Linux Mint. Ambos estão entre as opções mais populares. Em suma, o Linux é a alternativa gratuita número um ao Windows pela simples razão de ser incrível.

O Sistema Linux é considerado extremamente robusto e estável. Ele pode suportar grande carga de trabalho sem falhar, e um servidor Linux pode permanecer em funcionamento por meses ou anos, sem precisar ser reiniciado uma única vez.

Quando for instalar o Windows e o Linux no mesmo computador, deverá ser instalado primeiro o Windows e depois o Linux, pois, neste caso, o Linux é que irá gerenciar o boot.

A grande maioria é open source e o melhor de tudo é que você pode aprender aqui na 4Linux em 40 ou 80 horas.

Linux: vantagens e desvantagens
Se você gosta de personalizar e precisa de um ambiente que tenha características específicas, então pode aproveitá-lo bem. Sobre as desvantagens, podemos afirmar que ele não é a melhor opção para usuários domésticos, pois não tem uma boa gama de recursos e aplicativos.

Porque notebook com Linux é mais barato? O Linux é um sistema operacional aberto e grátis. Fabricantes economizam bastante por não comprar licenças Windows, o que se reflete no preço ao consumidor. Essa conta cobrada pela Microsoft, normalmente torna o notebook algumas centenas de reais mais caro.

Amazon, Google e Meta são conhecidos por utilizar Linux em seus servidores e ferramentas online. Até mesmo a Microsoft reconhece a importância do kernel open source e lançou uma distro própria do Pinguim.

Em conclusão, é possível usar o Word no Linux, mesmo que existam alternativas viáveis. Se você precisa usar o ele, existem várias opções para instalá-lo, incluindo máquinas virtuais e o Wine.

Linux é uma ótima opção para quem quer programar, você poderá programar em php, java, ruby, perl, python e muitas outras linguagens, algumas distribuições Linux já disponibilizam estes ambiente por padrão.

Linux e o open source
Qualquer pessoa pode executar, estudar, modificar e redistribuir o código-fonte, ou até mesmo vender cópias do código modificado, desde que faça isso sob a mesma licença. O Linux se tornou o maior projeto de software open source do mundo.

Usar o Linux não é tão difícil quanto parece. Com uma interface gráfica de usuário, muitos aplicativos de código aberto disponíveis e opções de instalação flexíveis, ele é uma opção viável para os usuários que procuram um sistema operacional seguro e personalizável.