Qual o valor do PSA alterado?

Perguntado por: rnobrega . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença. Em caso de o paciente apresentar valores de PSA totais entre 2,0 e 10 ng/ml, independentemente da idade, recomenda-se solicitar o exame de PSA Livre para a confirmação dos valores.

De fato, o PSA alterado é um indicativo do câncer de próstata. Ainda de acordo com o Oncoguia, quando os valores dessa substância estão entre 4 ng/ml e 10 ng/ml as chances de ser diagnosticado com a doença é de 25%. Já acima de 10 ng/ml, o risco sobe para 50%.

2. O que é um nível de PSA normal para a idade?

  • Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml.
  • Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml.
  • Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml.
  • Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Entre os principais sintomas, é possível citar:

  • Dor ao urinar;
  • Fluxo urinário fraco;
  • Retenção de urina;
  • Necessidade frequente de urinar;
  • Necessidade de fazer mais força para urinar;
  • Micção excessiva no período da noite.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

Classicamente, um valor de PSA acima de 4,0 (a unidade de doseamento é ng/ml, ou seja, nanograma por mililitro) era considerado suspeito. Um valor inferior a 4 não mereceria biópsia, um valor superior a 10 era francamente suspeito e considerava-se que um valor entre 4 e 10 se situava na chamada “zona cinzenta”.

O uso de hormônios masculinos, como a testosterona ou outros medicamentos que aumentam o nível da testosterona, pode provocar um aumento no nível do PSA.

O tamanho normal da próstata de um adulto jovem saudável costuma ser 3 centímetros de altura, 4 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura, pesando entre 20 e 30 gramas. As dimensões da próstata são semelhantes à de uma noz.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal.

A causa exata do aumento da próstata ainda é desconhecida. Fatores relacionados ao envelhecimento e aos próprios testículos podem desempenhar um papel no crescimento dessa glândula. O crescimento natural da próstata ocorre na maioria dos homens conforme eles vão envelhecendo.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Sinais e sintomas

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Além disso, estas alterações podem ter repercussões noutras áreas próximas, pelo que também é frequente sentir dor ou desconforto numa das seguintes zonas ou em várias em simultâneo: Pénis, escroto e/ou recto; Parte inferior das costas; Região entre os testículos e o ânus (períneo);

Sangue na urina, dor nas costas e fadiga são alguns dos principais sintomas do câncer de próstata. É preciso ficar atento a eles, pois as chances de cura são grandes quando o diagnóstico é feito precocemente. O problema é que, em geral, tais sinais só se manifestam em uma fase avançada da doença.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia; Urinar sempre antes do deitar e ao levantar. Não reter urina e urinar ao primeiro sinal de vontade; Evitar alimentos ácidos, picantes e outros semelhantes.

Não existe nenhuma comprovação científica dizendo que os remédios naturais para próstata tenham alguma eficácia. Aliás, a American Urological Association não recomenda nenhuma terapia à base de ervas para o controle da hiperplasia prostática benigna (HPB).

Quando a relação PSA total/livre está abaixo de 20%, existe uma chance de aproximadamente 25%de encontrarmos câncer de próstata após uma biópsia. Respondendo sua pergunta... relação acima de 28% não é um parâmetro isolado que leva a indicação de uma biópsia de próstata.

Assim, quando a relação entre o PSA livre e o total é superior a 25% o paciente normalmente está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urnária e é tratado com a toma de antibióticos.