Qual o valor do pH da água destilada?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

= 7,0

A água destilada (pH = 7,0) em contato com o ar dissolve o dióxido de carbono (CO2), levando à formação de um composto que a deixa levemente ácida (pH 6,0).

A água destilada pode ser considerada totalmente pura. O conceito de destilação e os objetivos relacionados a esta prática têm por princípio o alcance de um elemento puro, é a ideia inerente a ela. Por outro lado, a água deionizada não busca, necessariamente, 100% de pureza.

Por estar na sua forma pura, a água destilada é composta pela fórmula química H20 (dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio).

A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada.

4.1-4.6

O pH normal da cerveja [4.1-4.6] inibe certos organismos deteriorantes, enquanto um pH muito mais baixo pode ser indicativo de infecção por bactérias produtoras de ácido, resultando em cerveja azeda.

acima de 7

A água dura possui o pH elevado, acima de 7, sendo considerada alcalina.

ÁGUA MINERAL IBIRÁ

A ÁGUA MINERAL IBIRÁ, pura e cristalina, é cuidadosamente captada do subsolo das Termas de Ibirá, local reconhecido há muitos anos pela ação terapêutica de suas águas minerais. A Água Ibirá é apontada como a água com o maior pH do mercado.

O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40. O médico avalia o equilíbrio ácido-base da pessoa, medindo o pH e os níveis de dióxido de carbono (um ácido) e bicarbonato (uma base) no sangue.

A água destilada pode ser consumida por seres humanos sem nenhum prejuízo à saúde. O que ocorre é que, se ingerimos água destilada, estaremos ingerindo apenas moléculas de água, desprezando a possibilidade de ingestão de sais minerais que porventura pudessem estar presentes no líquido ingerido.

Para que serve a água destilada
A maior aplicação da água destilada costuma ser em laboratórios, sendo utilizada como reagente ou solvente. A água destilada é mais eficaz em usos laboratoriais e em análises quantitativas, pois ela proporciona menos interrupções por conta de outras substâncias presentes na água.

Trata-se da água destilada, isto é, a água que passa pelo processo de destilação simples e não possui nenhuma substância dissolvida nela, sendo considerada, por isso, um material puro.

E) H2O destilada ou deionizada: É a única que pode ser chamada de água pura, obtida por meio de destiladores ou deionizadores, pois contém como única substancia H2O. É utilizada em laboratórios de química para pesquisas analíticas de natureza tanto qualitativa como quantitativa.

Água destilada é a água obtida por meio da destilação (condensação do vapor de água obtido pela evaporação) de água não pura, e então condensada em outro recipiente. A água destilada, porém, não é uma substância totalmente pura, ou seja, não há a presença de apenas H2O, pois a destilação não evapora todos os sais.

Isso é comprovado quando se testa a condutividade elétrica da água pura (água destilada), que é realmente muito baixa. Por meio dessas medidas de condutividade elétrica experimentais, determinou-se que, a 25 ºC, a concentração desses íons na água é igual a 1 . 10-7 mol.

O pH da urina, em suas condições normais, mostra numerações levemente ácidas que vão de 5,5 a 7,5, usadas como parâmetro para verificar possíveis anormalidades no sistema urinário e, porventura, problemas nas regiões musculares.

4,3

Suco de tomate: pH = 4,3.