Qual o valor do peixe matrinxã?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

"O anúncio na MF Rural contribui muito para a venda de forma ágil e transparente."

Matrinxã é um peixe de escamas, alongado e um pouco comprimido de rápido crescimento pode atingir em seu maior porte cinco quilos de peso e 80 centímetros de comprimento, a Matrinxã é encontrada nas bacias Amazônicas e Araguaia em rios de águas claras e principalmente junto de troncos submerso e pedras, sua espécie é ...

É um peixe omnívoro, alimentando-se de frutos, sementes, flores, insetos e, ocasionalmente, de pequenos peixes (inclusive da própria espécie). Por ser um peixe que realiza a desova total, ou Piracema, O Matrinxã faz longas migrações rio acima para se reproduzir.

Ao cortar uma carne, se você observar que ela possui uma cor rosada e uma boa quantidade de suco vermelho, ela estará mal passada. Caso a coloração interna esteja levemente rosada na parte central e a quantidade de suco seja bem menor e na cor rosada, a carne estará ao ponto.

Alimentação. Com um hábito alimentar onívoro, o Peixe Matrinxã come de tudo. Tanto quanto come as frutinhas, sementes e até mesmo as folhas, o animal também se alimenta de pequenos peixes e outros animais durante o período de seca.

Entre as melhores iscas estão as pequenas usadas no equipamento ultra-leve e os melhores modelos são aqueles que imitam pequenos insetos, zaras, sticks, poppers e hélices de superfície, plugs de meia-água, spinners e colheres.

Qual é o recorde da matrinxã? Consta nos registros da IGFA um exemplar de 3.40 kg pescado em 2015, em Manaus.

É o caso do matrinxã, peixe de escamas, coloração prateada, corpo alongado, capaz de atiangir 80 centímetros de comprimento e cinco quilos de peso, encontrado nas bacias amazônica e Araguaia-Tocantins.

Seu tamanho médio varia entre 30 e 50 cm, mas podem chegar a medir até 1 metro de comprimento e pesar mais de 10 kg. O Matrinxã é um peixe de água doce que habita rios, lagos e áreas de corredeiras. É uma espécie onívora, se alimentando de outros peixes, crustáceos, insetos e frutas que caem nas águas.

A matrinxã é menor, raramente ultrapassando 80cm e 5kg. Já a jatuarana pode chegar a quase 1m de comprimento e 8kg.

Indivíduos de grande porte são denominados em muitos locais de piabanha, enquanto os menores são chamados de matrinchã.

O matrinxã é um peixe de escamas, típico da região amazônica. Além disto é um dos peixes mais consumidos na culinária amazonense. O matrinxã é peixes que se adapta em cativeiro e traz um grande potencial para o agronegócio da região.

Alguns peixes remosos são o viola, tubarão, peixe-serra, peixe-porco, moréia, peixe-espada, enguia, cavala, cavalinha, caçonete, cação, bonito, bagre, arraia, vongole, anjo, entre outros. Os peixes de dieta restritiva, como os peixes cascudos, caranguejos e camarões, também são considerados remosos.

Por outro lado, se o matrinxã for criado em gaiolas flutuantes, a densidade pode variar entre 150 e 200 peixes por metro cúbico. Contudo, isso pode variar de acordo com a finalidade da criação.

salmão

O peixe salmão tem como característica a sua carne alaranjada, no nosso universo existem peixes até com a carne azul. Mas essa cor diferente do “padrão” tem explicações, o salmão por exemplo, possui o pigmento astaxantina, que tem uma série de benefícios.

lingcod

Um peixe que tem a coloração azul extremamente chamativa está dando o que falar nas redes sociais. No Alaska, esse peixe é chamado de lingcod. A espécie é nativa da costa oeste da América do Norte e é muito popular entre os pescadores da região.

salmão

Em seu habitat, o salmão é um grande predador de camarões, por isso, a astaxantina presente no crustáceo chega aos músculos do salmão. Mesmo tendo sua carne naturalmente branca, a parte externa torna-se rosada porque o salmão não consegue eliminar o pigmento.

Em cativeiro, esse peixe pode ser criado em vários tipos de viveiros, como gaiolas, ou ainda tanques escavados. As paredes laterais dos tanques podem ser construídas de madeira e concreto para melhor contenção da água. A vazão de água deve ser de, no mínimo, 30 litros por segundo, em módulos de 100 metros quadrados.

As iscas mais utilizadas para a pesca de traíra são as iscas soft e iscas spinner bait. Geralmente, as criaturas são as iscas soft. As iscas volumosas são compostas por material de silicone, que tem bastante vibração na água e, por isso, são as que mais despertam interesse.

O Matrinxã é um peixe muito arisco, que reage a qualquer movimento, seja na pescaria de barranco ou de barco, portanto a pescaria em horário de muita claridade, como o meio do dia, prejudica o pescador. O horário que mais propicia a captura é logo ao amanhecer ou no começo do sol poente até por volta das 22 horas.