Qual o valor do LDL é considerado alto?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A importância de acompanhar os níveis de colesterol

Valores em mg/dlColesterol totalLDL (colesterol ruim)
IdealMenor que 200Menor que 100
SuperiorEntre 200 e 240Entre 100 e 160
IndesejávelMaior que 240Maior que 160

A LDL carrega o colesterol do fígado para as artérias. Dessa forma, quanto mais alto LDL-colesterol, ou seja, o colesterol carregado pelas LDL, e mais baixo o HDL-colesterol (aquele carregado pelas HDL) maior será o risco de doenças cardiovasculares, o contrário com raríssimas exceções também é verdade.

Valores normais para adultos > 20 anos (mg/dL)

  • Colesterol LDL: <130 a <50*;
  • Colesterol HDL: >40.
  • Colesterol Total: <190.
  • Colesterol não-HDL: <160 a <80*

O que fazer para diminuir o LDL

  1. Fazer exercício físico regularmente. ...
  2. Comer alimentos ricos em fitoesterois e fitoestanóis. ...
  3. Aumentar a ingestão de fibra. ...
  4. Consumir alimentos probióticos. ...
  5. Beber chá verde diariamente. ...
  6. Consumir gorduras saudáveis. ...
  7. Comer mais alho. ...
  8. Beber suco de berinjela.

Colesterol total
Normal menor que 190 mg/dL. Valores acima desse limite já são considerados preocupantes, especialmente em pessoas com fatores de risco.

Já os valores máximos de LDL são separados dependendo do grau de risco do paciente: Risco baixo: Abaixo de 130; Risco intermediário: Abaixo de 100; Risco alto: Abaixo de 70.

A meta de LDL para os pacientes de muito alto risco com menos de 70 anos e pacientes com DCV estabelecida deve ser < 55mg/dL, com redução de pelo menos 50% do valor inicial, a partir do uso de estatinas de alta potência na dose máxima tolerada. A meta para pacientes com alto risco é de 70mg/dL.

De acordo com o National Cholesterol Education Program, dos EUA,, se a pessoa não tem outros fatores de risco, os níveis de colesterol LDL podem ser avaliados como se segue abaixo: Menos de 100 mg/dL – nível ideal. 100-129 mg/dL – acima do ideal. 130-159 mg/dL – nível limítrofe.

Colesterol LDL (ruim):
Pessoas com alto risco cardiovascular e vários fatores de risco: até 70 mg/dl. Pessoas com risco cardiovascular muito alto: até 50 mg/dl.

Outros sintomas, como cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações, podem indicar doenças cardiovasculares, que são fortemente relacionadas aos altos níveis de colesterol.

Quais são os 4 principais sintomas do colesterol alto?

  • Fadiga. Quando o colesterol está elevado, é comum que o sangue tenha maior dificuldade para levar o oxigênio pelo corpo. ...
  • Palpitações. ...
  • Dor de cabeça. ...
  • Inchaço abdominal.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

Segundo ele, existe certo consenso de que valores do LDL-Colesterol (¨colesterol ruim”) menores que 40 mg/dl no sangue são considerados baixos, entretanto, estudos recentes não demonstraram efeitos colaterais graves mesmo quando esse valor foi reduzido até 25 mg/dl.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

- Ginástica: A ginástica aeróbica assim como outros exercícios é eficaz para aumentar o HDL, mas para obter resultados melhores o ideal é intercalar com atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação. A ginástica é mais eficaz para aumentar o HDL e a musculação é mais eficaz para reduzir o LDL.

Preparar um lanche com pão integral é uma ótima opção para quem tem colesterol alto.

Nível de HDL elevado corresponde a HDL colesterol > 80 mg/dL (> 2,1 mmol/L).

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Um hábito alimentar com consumo alto de carnes vermelhas, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aliado ao baixo consumo de frutas e de hortaliças, favorece a hipercolesterolemia e aumenta o risco das doenças cardiovasculares”, explica a pesquisadora Ana Luisa Souza de Paiva Moura, da coordenação-geral de ...

Consequências do colesterol baixo
Entre as complicações de saúde que o colesterol baixo pode causar estão: maior incidência de transtornos psicológicos – ansiedade, depressão e crise do pânico; risco de desenvolver câncer; problemas sexuais – impotência, redução da libido feminina e infertilidade.

Situações em que se deve medir as taxas de colesterol
E mais rigorosamente, nos casos de controle terapêutico, entre três a seis meses”, aponta a cardiologista Bruna Baptistini.