Qual o valor do HOMA-beta normal?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).

O indice de HOMA é um cálculo simples fundamentado na dosagem de insulina e glicose, ambas em jejum. Podem ser realizados dois cálculos: HOMA IR que avalia a resistência insulínica e HOMA BETA que avalia a capacidade de secreção de insulina pelas células beta pancreáticas.

A resistência à insulina também é definida como a necessidade de 200 ou mais unidades de insulina ao dia para ter-se o controle glicêmico e para evitar a cetose (uso de gorduras e proteínas na obtenção de energia quando a glicose não está disponível).

O método original usa a equação:HOMA-beta (%) = 20 X (FPI) / (FPG-3,5), onde FPI è a insulinemia em jejum (mU/l), a FPG á a glicemia em jejum em mmol/l.

A fórmula para obtenção deste índice é a seguinte: Insulina em jejum (uU/mL) X 20 / (Glicose em jejum (mg/dL) X 0,0555)-3,5.

Quais são os sintomas da resistência à insulina ?

  • fraqueza e fadiga;
  • ganho ou perda de peso de forma rápida (em especial na região do abdômen);
  • dificuldade de concentração;
  • inchaço e flatulência;
  • constipação ou diarreia;
  • náuseas e vômitos;
  • pressão alta;
  • candidíase.

Modere a ingestão de carboidratos. Quanto maior a quantidade de carboidratos ingeridos, maior a necessidade de insulina para transportar a glicose para as células; Dê preferência a alimentos ricos em fibras, cereais integrais e refeições mistas associando carboidratos a proteínas e/ou gorduras.

Para confirmar a resistência a insulina é indicado o exame de curva glicêmica, também conhecido como teste oral de tolerância à glicose (TOTG). O teste mede o valor da glicose após a ingestão de uma amostra de líquido açucarado.

Quais são os resultados possíveis para o exame Insulina? Os valores normais de insulina devem ser menores ou iguais a 26 µU/mL.

A hemoglobina glicada é um exame capaz de medir o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue. O exame serve para controlar o diabetes já existente e para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença.

Quando uma pessoa se torna resistente à insulina, seu organismo tende a aumentar as taxas de açúcar (glicose) no sangue, podendo assim resultar em um estado de pré-diabetes ou mesmo em diabetes.

Os valores de referência da insulina basal (em jejum) são de 2 a 13 mU/L.

Um longo período sem controle da resistência insulínica também eleva os níveis de colesterol e triglicérides. Esses problemas associados geram a Síndrome Metabólica, que também dificulta o emagrecimento e deixa o copo mais suscetível a doenças cardiovasculares.

Quando a glicose em jejum for maior ou igual a 126 mg/dL ou o exame de hemoglobina glicada (HbA1c) for maior ou igual a 6,5%, há suspeita de diabetes.

O valor de normalidade é de 70 a 99 mg/dl.

A descompensação do diabetes (taxas altas de açúcar), principalmente nas pessoas com diabetes do tipo 1, mas também em muitas pessoas com diabetes de tipo 2, pode ocasionar aumento do volume de urina e do número de vezes que a pessoa urina, além de sede, fome, turvação visual, tontura, sonolência.

Resultados mais altos que os valores de referência do HOMA-IR querem dizer que existe uma resistência à insulina ou um mal funcionamento das células beta do pâncreas , levando a uma produção insuficiente de insulina e uma chance de desenvolver várias doenças.

O papel da insulina é reduzir a glicose no sangue para estabilizá-la em um nível considerado normal. A resistência à insulina acontece quando a ação desse hormônio está diminuída. Isso faz com que a glicose se acumule no sangue, causando pré-diabetes ou, até mesmo, diabetes tipo 2.