Qual o valor do exame de coagulação?

Perguntado por: egoncalves5 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Coagulograma - R$29,00 - Labi Exames.

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada - R$12,00 - Labi Exames.

- O exame Coagulograma contempla os testes: Tempo de protrombina (INR), Tempo de tromboplastina parcialmente ativada (TTPA) e contagem de plaquetas (PLAQ).

Sintomas da Coagulação Excessiva
Ainda sobre a coagulação excessiva, a pessoa pode não apresentar sinais específicos, mas se estiver presente nas veias, é possível sentir: Dor; Inchaço; Falta de ar ou dor no tórax.

Valores normais: 5 a 14 minutos. Interpretação: É exame útil na avaliação da via intrínseca da coagulação, porém é teste de pouca sensibilidade.

Se o coagulograma indicar qualquer alteração, o procedimento deve ser suspenso. Na clínica médica diária, é pedido para investigar sangramentos espontâneos ou fazer diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos disfuncionais nas mulheres.

A coagulação excessiva (trombofilia) ocorre quando o sangue coagula muito facilmente ou excessivamente. Distúrbios hereditários e adquiridos podem aumentar a coagulação do sangue. Os coágulos fazem os braços ou as pernas incharem. Os níveis séricos de proteínas que controlam a coagulação são medidos.

No caso do exame Coagulograma, o objetivo é avaliar a coagulação do sangue. O procedimento pode ser solicitado em casos de tratamentos que causam sangramento ou no pré-operatório. O paciente será orientado pelo médico sobre o preparo necessário para a realização do Coagulograma, que pode incluir jejum de até 4 horas.

Quais são os exames que o plano de saúde não cobre?

  • Exames para tratamento de emagrecimento com finalidade estética.
  • Exames para tratamento de rejuvenescimento.
  • Exames para cirurgia experimental.
  • Outros.

Teste de Dímero-D: o exame de sangue de trombose
A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.

Exames de coagulação
Os mais comuns desses exames são o tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial (TTP). Os níveis de fatores de coagulação individuais também podem ser determinados.

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue. Por exemplo: quando ferimos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

Nos casos de coagulação deficiente, ferimentos provocam grande perda de sangue (hemorragia), causando problemas de saúde que podem ser graves.

Descrição: Solicitação de exames de Alto Custo (Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Medicina Nuclear, Ressonância Nuclear Magnética) são encaminhadas via estafeta/malote do serviço de saúde onde o paciente foi atendido para avaliação e autorização através do Complexo Regulador Municipal.