Qual o valor do exame Coprologico funcional?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Coprologico Funcional - R$31,00 - Labi Exames.

A seguir, veja qual é a relevância de cada tipo de teste.

  • Parasitológico. Também chamado de protoparasitológico, esse exame tem a finalidade de pesquisar o aparecimento de possíveis vermes intestinais, sendo que há dois tipos deles: protozoários e helmintos. ...
  • Coprocultura. ...
  • Sangue Oculto. ...
  • Rotavírus.

O estudo coprológico visa o estudo das funções digestivas abrangendo as provas de digestibilidade macroscópicas, exames químicos e outras, cujos resultados permitem diagnosticar os diferentes quadros que são agrupados em síndromes coprológicas: insuficiência gástrica, pancreática e biliar, hipersecreção biliar, ( ...

Anemia, doença de Crohn, câncer de cólon, câncer de intestino e verminoses, apenas para citar cinco doenças que o exame de fezes pode revelar.

A coprocultura ou cultura microbiológica das fezes, é um exame para identificar bactérias em distúrbios intestinais e normalmente é solicitado quando há suspeita de infecção por Salmonella, Campylobacter, Escherichia coli ou Shigella e serve para identificar alterações gastrointestinais, como intoxicação alimentar ou ...

No que se refere ao coprológico funcional, é um exame que avalia as fezes por meio dos seguintes parâmetros: cor, consistência, forma, cheiro, aspecto e corpos estranhos nas fezes.

A quantidade varia de acordo com o exame e o laboratório. Na maioria dos casos a recomendação é o correspondente a aproximadamente uma colher de chá até duas colheres de sopa, mas sem ultrapassar a metade do recipiente.

Para realizar o exame, não é aconselhável o uso de laxantes ou supositórios antes da coleta e o recipiente deve ser mantido na geladeira por até três dias em uma coleta convencional.

Coprocultura - R$34,00 - Labi Exames.

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto. O número de pacientes atendidos era esperado pelos organizadores por se tratar de pacientes com diagnóstico sugestivo de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

Quando o muco nas fezes é preocupante? Muco nas fezes em grande quantidade, persistente e associado a sintomas como febre, diarreia, sangue nas fezes, intensa dor de barriga ou dor ao evacuar costuma ser um sinal de doença intestinal ou no reto. Nestes casos, uma avaliação médica está indicada.

Importância dos exames de Coprocultura e Parasitológico
A Coprocultura serve para identificar microrganismos potencialmente indicativos de infecções e, na maioria dos casos, solicita-se a realização do exame Parasitológico de fezes para verificar a presença de parasitas.

O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.

Por esse método, podem-se determinar a presença de aceleração ou diminuição do trânsito intestinal, bem como detectar insuficiências digestivas de origem gástrica, biliar, do intestino delgado ou cólon.

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.