Qual o valor do curso de medicina em Portugal?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

O ensino público em Portugal não é gratuito. São pagos valores anuais, chamados de propinas, para estudar nessas instituições, sendo que os valores para o curso de Medicina variam entre 1.500 e 7.000 euros. É importante lembrar que os preços também apresentam diferenças entre cidadãos europeus e não-europeus.

Existem ainda outras instituições, na maioria portugueses que oferecem bolsas para estudar em Portugal de graça:

  1. Fundação do Oriente;
  2. Comissão Fulbright;
  3. Fundação Calouste Gulbenkian;
  4. Fundação Cidade de Lisboa;
  5. Instituto Camões;
  6. Fundação Eugénio de Almeida;
  7. Fundação Rotária Portuguesa;
  8. Fundação Millennium BC.

Em Portugal, o curso de Medicina também é muito concorrido. Os alunos ingressam através do exame nacional português e precisam ter excelentes notas, assim como boas médias no Ensino Secundário, o equivalente ao Ensino Médio brasileiro.

Quanto custa estudar em uma faculdade de medicina em Portugal? O ensino público em Portugal não é gratuito. São pagos valores anuais, chamados de propinas, para estudar nessas instituições, sendo que os valores para o curso de Medicina variam entre 1.500 e 7.000 euros.

Sou Brasileiro(a) e quero estudar Medicina em Portugal
Residir legalmente em Portugal há, pelo menos, 2 anos sem interrupção: deverá possuir autorização de residência, número de identificação fiscal (NIF), entre outros documentos que comprovem a residência legal há mais de 2 anos.

Para conseguir uma bolsa de estudo em Portugal, é necessário ter notas boas (em média 70% de aproveitamento), comprovar fluência em outras línguas e apresentar os documentos solicitados pela instituição. É importante ser persuasivo ao justificar a sua candidatura.

Tem faculdade gratuita em Portugal? Não existe faculdade gratuita em Portugal. No país, diferente do Brasil, mesmo as universidades públicas cobram taxas de matrículas e anuidades, chamadas de propinas. Por outro lado, é possível conseguir bolsas de estudos no país.

Noruega

Universidade na Noruega
De acordo com o site oficial de estudo no país, universidades públicas da Noruega não cobram anuidade de qualquer estudante, incluindo alunos internacionais.

Se você sonha se tornar médico não mas têm recursos financeiros para custear seus estudos no Brasil saiba que é possível realizar esse sonho estudando Medicina na Argentina de graça e sem vestibular! Pesquisas afirmam que a Argentina é o país que mais recebe estudantes brasileiros em todo o mundo!

A Suécia é o único país da Europa Continental que tem uma universidade com um dos dez melhores cursos de medicina do mundo. A universidade mais reconhecida do país nesse ramo é o Instituto Karolinska, responsável por 40% da pesquisa médica do país.

Há um detalhe muito importante: a nota do Enem só pode ser usada pelos estudantes brasileiros que não tenham cidadania portuguesa ou de algum outro país da União Europeia. Para estudar em Portugal com cidadania portuguesa ou europeia precisa realizar o Concurso Nacional de Acesso.

A Universidade Católica passa a ser a primeira instituição de ensino superior privada em Portugal a ministrar um curso de Medicina, que foi aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação Do Ensino Superior (A3ES) no ano passado, quase dois anos depois do pedido inicial em outubro de 2018.

Valores das mensalidades
O valor das propinas para os alunos internacionais na Universidade de Coimbra é de 700€ euros por mês em 10 mensalidades, totalizando 7 mil euros por ano.

Entre as vantagens de se estudar medicina em Portugal estão os baixos custos de anuidades (propinas), ter acesso a universidades centenárias e reconhecidas mundialmente (como a Universidade de Coimbra) e a oportunidade de ter no currículo uma experiência internacional.

Cada prova do exame nacional é composta por questões de múltipla escolha e dissertativas. Além disso, as provas não acontecem em apenas dois dias como no Enem. Na 1. ª fase as provas são distribuídas ao longo de duas semanas e na 2.