Qual o valor do coringa no baralho?

Perguntado por: lmendes7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O Joker não possui um valor predeterminado no baralho, podendo adotar diferentes usos dependendo do jogo em que seja utilizado. Um baralho regular pode apresentar dois curingas, três nos baralhos alemães ou nenhum em outros casos.

O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de truco.

A Carta Curinga é um prêmio fenomenal que pode ser ganho durante eventos ou encontrado em baús misteriosos! Ela lhe dá o poder de transformá-la em qualquer carta que desejar, incluindo Cartas Douradas! Certifique-se de usar a Carta Curinga dentro do prazo de validade para obter a carta que você precisa!

A carta Curinga Trocar as Mãos não pode ser jogada como a última carta. Caso nenhum jogador tenha terminado suas cartas quando a pilha de Compras acabar, a pilha de Descarte deverá ser embaralhada novamente para que o jogo continue.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor.

O usuário pode escolher até três cartas. O objetivo é chegar o mais próximo possível do número 21 sem excedê-lo. O jogador que excede o valor de 21 perde a partida. As cartas Valete, Rainha e Rei valem 10.

Outras curiosidades: as cartas reais representam o rei, a rainha e o valete (servo real). Mas usamos as letras do baralho inglês: J vem de jack (valete ou cavalheiro, em inglês), Q de queen (rainha) e K de king (rei).

Geralmente, os curingas são utilizados nos jogos em que a comissão técnica pretende facilitar a ocorrência da superioridade numérica para a equipe que detém a posse de bola. Sendo assim, com as duas equipes no jogo o curinga sempre participa ofensivamente auxiliando o ataque para uma equipe.

Em um mundo onde tantos se sentem injustiçados – e ainda que sejam, com razão e com pesar – o Coringa representa o achatamento do indivíduo e o triunfo de um coletivismo que não percebe que empodera justamente quem abre mão da identidade, da racionalidade para fazer da loucura, da anarquia e do caos um modo de vida.

Carta Curinga Trocar as Mãos: Ao jogar essa carta, você tem o direito de trocar todas as suas cartas com as de outro jogador da mesa. Além disso, você também escolhe a cor da próxima carta a ser jogada.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto.

Regras gerais
Cada um destes naipes contém por sua vez os seguintes tipos de cartas: ás, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, valete, dama e rei. Esta ordem completa das cartas é chamada de família. Existem famílias reais e famílias alternadas.

Os jogadores devem sempre ficar com três cartas na mão. cartas que estão na mesa e somando o resultado, até que a soma de 21 ou mais. O jogador que conseguir colocar um carta e formar exatamente 21, ganha a rodada recebendo um ponto ou uma nova ficha.

[Brasil, Depreciativo] Indivíduo magro ou raquítico.