Qual o valor do cliente para você?

Perguntado por: agentil2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O que é o valor para o cliente? O valor é a percepção que o cliente tem sobre um produto ou serviço. É a soma de certos elementos percebidos pelo consumidor no momento de compra, como qualidade, atendimento, condições, tempo investido e o próprio preço.

Afinal, o que é valor para o cliente? O valor para o cliente está na forma em que o produto é oferecido, que de acordo com Philip Kotler, grande nome do Marketing, está relacionado com a criação de razões genuínas para que o consumidor opte pela compra de um produto ou serviço.

Por que o cliente é importante para o seu negócio? Porque eles ajudarão você a manter um registro que ajuda a encontrar padrões. Quando você é capaz de indicar claramente o que não está funcionando, não precisa perder tempo para dizer qual é o melhor caminho a seguir.

Para encontrar o cliente ideal é preciso qualificar-se, analisar a sua rede, concentrar-se em empresas em crescimento, escolher os clientes com quem quer fazer negócios e não se deixar enganar pelo engajamento.

  1. Respeite a diversidade. Entender, aceitar e ser sensível às diferenças individuais. ...
  2. Seja íntegro. Mantenha um alto padrão de justiça e ética nas palavras e ações do dia a dia. ...
  3. Apoie o desenvolvimento dos outros. ...
  4. Saiba planejar e organizar muito bem.

Empatia, cordialidade, boa postura e de fato resolver as necessidades e problemas, é o que torna seu atendimento eficaz. Nem todos os processos podem ser automatizados! Por isso, as interações e a adaptação da linguagem de comunicação continuam sendo de extrema importância para fidelizar seu cliente.

Conceito de valor em geral
Gramaticalmente, a palavra “valor” significa apreço e estimação por algo ou alguém, em geral. Em economia, também tem o mesmo significado, só que no momento de definir como surge ou em que se sustenta este conceito aparecem as diferentes escolas do pensamento econômico.

O que é valor percebido? O valor percebido nada mais é do que a percepção do cliente em relação ao custo-benefício do produto ou serviço oferecido, a partir da comparação do preço com os benefícios proporcionados. Para entender melhor esse conceito, é importante diferenciar valor e preço.

O cliente pode assumir a execução de várias atividades do processo de entrega do serviço no lugar dos funcionários. Neste papel, o cliente é mobilizado como um recurso produtivo, ou seja, como um “funcionário parcial” (BOWEN, 1986; MILLS e MORRIS, 1986).

O atendimento ao cliente é um processo que tem como principal objetivo receber e solucionar as demandas e solicitações apresentadas pelos clientes atuais e futuros da empresa.

Além de tirar dúvidas e atender solicitações, através dele sua empresa mantém uma relação próxima com os clientes, garante sua satisfação e antecipa necessidades. Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.

Também chamado de ICP (ideal customer profile), o perfil de cliente ideal mostra quais são as características em comum das pessoas com maior potencial para fechar negócios com uma determinada empresa.

Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico. Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.

As 7 formas de atrair mais clientes são: procurar e implementar parcerias, fazer networking em eventos, investir no Linkedin, confiar em embaixadores para sua marca, explorar seu website, fortalecer a imagem da sua marca e fazer promoções e gerar valor continuamente.

A proposta de valor nada mais é que uma prática que visa levar ao seu potencial cliente uma ideia concisa, clara e transparente a respeito de como determinado produto ou serviço será relevante para ele. Definir essa ideia é essencial para iniciar um novo negócio.