Qual o valor do Beta-hcg na menopausa?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Mulheres Pós-Menopausa: Até 10.40mUI/mL. Gravidez: 1º Semana: 2.91 a 30 mUI/mL.

A maioria dos exames de gravidez detectam o Beta hCG na urina da mulher e são facilmente encontrados em qualquer farmácia. Apesar de oferecerem um resultado rápido, apresentam maior chance de falsos positivos. Isso significa que o seu resultado pode ser positivo, mas você pode não estar grávida.

A hCG também pode ser produzida por células neoplásicas de tumores testiculares (seminomas ou não seminomas), tumores de células germinativas ovarianas, doença trofoblástica gestacional, coriocarcinoma e vários tumores não trofoblásticos, incluindo cânceres de mama, ovário, pâncreas, cervical, gástrico e hepático.

Nesse tempo (que pode levar anos) a mulher começa a sentir mudanças no seu corpo, indicando a chegada da menopausa.

  1. Menstruação irregular. O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. ...
  2. Ondas de calor. ...
  3. Oscilações de humor. ...
  4. Mudanças urogenitais. ...
  5. Alterações do sono.

Como o hCG estimula os ovários das mulheres e os testículos dos homens, o hCG não tem efeito em mulheres na pós-menopausa ou em homens sem testículos em funcionamento. Os profissionais de saúde entendem que os hormônios são poderosos e devem ser prescritos com cautela.

A menopausa resulta da diminuição da secreção dos hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona, devido à perda definitiva da atividade folicular ovariana.

Um nível de FSH “normal” para uma mulher que espera engravidar é tipicamente abaixo de 10mIU / ml. Como já vimos, o nível de FSH que seu corpo produz está ligado diretamente com sua reserva ovariana (a qualidade e quantidade de seus ovos restantes).

após a menopausa: valor normal: < 1 ng/mL ou 2 nmol/L; em homens: valor normal: < 1 ng/mL ou 3.2 nmol/L.

Uso de alguns medicamentos
Alguns medicamentos também podem alterar o resultado do teste de gravidez, produzindo um falso-positivo. Remédios usados no tratamento da infertilidade feminina como o Ovidrel e o Choriomon, por exemplo, possuem o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG).

Em torno da décima semana, os níveis de hCG estabilizam por um breve período, então começam a diminuir lentamente e, após o quinto mês, já estão baixos, visto que a função do corpo-lúteo — de secretar progesterona — é assumida pela placenta. Como dissemos, o hCG é um hormônio exclusivo da gravidez.

Uma causa comum é a morte fetal, que acontece logo após a implantação do embrião no útero. Nestas situações, o Beta hCG pode ser positivo, mas como houve abortamento, não acontecerá o desenvolvimento de gestação. Abortos assim podem passar despercebidos, pois o embrião ainda é microscópico.

Valores elevados são encontrados em neoplasias de células germinativas e tumores trofoblásticos gestacionais (mola hidatiforme, mola parcial e coriocarcinoma). Algumas ilhotas celulares de outros tumores também podem produzir hCG, como alguns carcinomas do pulmão, estômago, pâncreas, fígado e mama.

Médico patologista do Hospital Albert Sabin, Carlos Gustavo Hirth explica que o teste de gravidez detecta as taxas do hormônio beta-HCG, que crescem em pacientes com alguns tipos de câncer. “Tumor de célula germinativa é uma forma de câncer, tem capacidade de gerar tecido placentário, parece com placenta, mas é câncer.

O Mioma pode alterar o resultado do exame de Beta hCG? Não, o exame do Beta hCG é feito a partir da detecção deste hormônio produzido apenas durante a gravidez.