Qual o valor do benefício por morte?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

A este piso, é acrescentada uma parcela de 10% por dependente, até o limite de 100%. Portanto, uma viúva ou viúvo sem filhos recebe 60%. Se a família for uma viúva mais dois filhos, o total recebido será de 80% (50%+10% para a viúva, acrescidos de 10% por cada filho).

O valor recebido será de 50% do benefício ao qual o falecido teria direito acrescidos de 10% por cada dependente. Portanto, no caso de um casal sem outros dependentes, o pensionista recebe 50% mais 10%, ou seja 60% do benefício.

A pensão por morte é um benefício previdenciário que o INSS fornece para aquelas pessoas dependentes de um segurado que infelizmente faleceu. Para que seus dependentes não sofram ainda mais danos, esse benefício funciona como a substituição da renda mensal que o responsável recebia em vida.

Essa é o melhor cálculo da Pensão por Morte para os dependentes. Neste caso, o valor do benefício será o seguinte: 100% do valor que o finado recebia de aposentadoria; ou 100% do valor que ele teria direito caso fosse aposentado por invalidez na data do óbito.

Prazo de análise. Em segundo lugar, após a apresentação da documentação necessária, o INSS tem o prazo máximo de 45 dias para analisar o pedido de pensão por morte, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999).

Antes da emenda constitucional 103, a pensão por morte correspondia a 100% do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de sua morte. Com a reforma, o benefício passou a ser por cota. Há uma cota familiar de 50% mais 10% por dependente.

Quais os motivos que levam uma viúva perder a pensão do INSS? Como vimos acima, a pensão por morte é cancelada quando o tempo máximo do benefício chega ao fim. Porém, ainda existem outras formas da viúva ter o benefício cancelado. Uma delas, é o reaparecimento da pessoa dada como falecida nos casos da morte presumida.

Isso porque, o cálculo do valor da pensão após a reforma fica da seguinte forma: O valor é equivalente a 50% da aposentadoria que o segurado receberia (ou recebia, caso já fosse aposentado);

Quando a mulher tem direito à pensão vitalícia? Caso a esposa tenha mais de 2 anos de casamento/união estável e 45 anos de idade, o benefício será vitalício.

Quem recebe pensão por morte pode sim trabalhar de carteira assinada, desde que se enquadre em determinadas condições. No caso do cônjuge, a dependência econômica é presumida, o que significa que mesmo que ele tenha renda própria, isso não retira o direito à pensão.

Qual o passo a passo para solicitar o auxílio funeral?

  1. compareça ao CRAS ou na Secretaria da Fazenda do município;
  2. ainda há locais nos quais você deve comparecer a uma agência do INSS;
  3. leve os documentos que foram listados acima;
  4. em alguns lugares, você deve levar apenas as notas fiscais de tudo que foi gasto.

Posso sacar o benefício de um falecido? A resposta é não. Continuar recebendo o benefício de um falecido é uma prática totalmente irregular e que pode gerar punições aos envolvidos.

Quando ocorre o falecimento do marido, a viúva tem direito à pensão por morte, que é um benefício distinto da aposentadoria. Em outras palavras, o auxílio será concedido sob a forma de pensão por morte, mesmo que o falecido não esteja aposentado ainda.

Em resumo, neste caso, na hipótese de falecimento do seu esposo, além da meação dos bens comuns, o cônjuge sobrevivente (você) terá direto à 25% de herança sobre o patrimônio particular do falecido, no caso 25% sobre eventual herança deixada pelo seu sogro e existentes à época do falecimento do cônjuge.

Afinal, quem recebe pensão por morte tem direito ao auxílio emergencial? A resposta é não . Quem recebe pensão por morte está sendo assistida pela Previdência Social e, portanto, perde o direito de solicitar o benefício emergencial de apoio às famílias de baixa renda em 2020.

Sim, o pensionista tem direito a receber o décimo terceiro também. Se vai ser o seu primeiro ano, o décimo terceiro é calculado proporcionalmente aos meses que você recebeu pensão. Por exemplo, se uma pensão de R$ 1.400,00 iniciou em maio de 2021, nesse ano, será pago 8/12 desse valor, ou seja, R$ 933,00 de pensão.

Conclusão pensão por morte e as novas regras
Atualmente, como visto, será de 50% deste valor, acrescido de 10% por dependente. Também vimos quais documentos devem ser apresentados no momento do requerimento do benefício, quem são os dependentes e como se dá a comprovação desta qualidade.

Quando a pessoa morre, a aposentadoria é cancelada automaticamente, no entanto o Estado Brasileiro institui, por meio do Direito Previdenciário, o benefício de Pensão por Morte que pode ser solicitado pelos dependentes do segurado.

Precisa de advogado para pedir pensão por morte? Visando facilitar o acesso ao benefício, para entrar com pedido de pensão por morte no INSS não é necessário estar acompanhado de um advogado.

Pensão por morte do cônjuge não divorciado
São bem comuns os casos em que os cônjuges estão separados, mas não divorciados formalmente. A regra é que o cônjuge separado de fato não tem direito à pensão por morte.