Qual o valor do auxílio funeral do servidor público?

Perguntado por: mzagalo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

O valor do auxílio é limitado ao valor equivalente a um mês de remuneração do falecido.

O auxílio-funeral será pago no prazo de quarenta e oito horas, por meio de procedimento sumaríssimo. Esse prazo se iniciará a partir do recebimento do processo com a documentação completa exigida pelo Setor de Concessões na DGP.

A normativa também diz que é proibida a concessão do auxílio a duas ou mais pessoas concomitantemente.

O auxílio funeral também pode se estender para o cônjuge, herdeiros com até 21 anos de idade, filhos com deficiências (físicas ou mentais), pais e sogros do segurado. Portanto, caso algum desses familiares venha a óbito, é o próprio segurado que deverá solicitar o acionamento da cobertura com a seguradora contratada.

Quando o segurado morre, imediatamente o pagamento do benefício é cessado, ou seja, deixa de ser pago. Na verdade, o cartório que registrou o óbito do segurado deve enviar os comprovantes do falecimento para o INSS e, uma vez tornando-se oficial a morte do beneficiário, a aposentadoria deixa de ser paga.

O auxílio-funeral é calculado sobre a remuneração do cargo em cujo exercício faleceu o servidor ou sobre os proventos por ele percebidos. 2. Quando caracterizada a lícita duplicidade de vínculos (na hipótese, aposentadoria e cargo em comissão), o benefício será calculado sobre ambos, de acordo com o § 2o, do art. 148.

O solicitante deverá comunicar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre o falecimento do servidor. Após a comunicação, o FNDE encaminhará o formulário ao solicitante, por e-mail ou em mãos, caso o usuário opte por vir ao FNDE. Telefone : 2022-4830 ou 2022-4831.

Na assistência funeral, é a seguradora que se responsabiliza pela contratação de empresas para prestar os serviços necessários à homenagem fúnebre e sepultamento. No auxílio funeral, por sua vez, cabe à família realizar a contratação da empresa para a execução de tal serviço.

De onde vem as informações do Jusbrasil? Veja de onde vem as informacoes do documento. As despesas do funeral devem ser pagas pelo monte da herança deixada pelo falecido, conforme o artigo 1.998, do Código Civil: Art.

Os documentos de um falecido são responsabilidade de seus parentes próximos, quando há essa necessidade.

Posso sacar o benefício de um falecido? A resposta é não. Continuar recebendo o benefício de um falecido é uma prática totalmente irregular e que pode gerar punições aos envolvidos.

Quando a pessoa morre, a aposentadoria é cancelada automaticamente, no entanto o Estado Brasileiro institui, por meio do Direito Previdenciário, o benefício de Pensão por Morte que pode ser solicitado pelos dependentes do segurado.

De acordo com o Banco Central, caso essa pessoa venha a falecer, a família não poderá retirar o dinheiro da conta, mesmo que haja acesso ao cartão e senha. O valor depositado judicialmente fica bloqueado até que um documento de liberação seja emitido.

Com o falecimento do titular do contrato de empréstimo consignado, a dívida não é extinta. A responsabilidade por pagar, então, recai sobre o espólio, a herança ou o seguro prestamista.