Qual o valor de uma tomografia do dente?

Perguntado por: nhilario . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

consulta esse exame sai pelo valor de R$315.

Esse exame é indicado, sobretudo, para identificação dos processos patológicos (cistos e tumores), avaliação de traumas faciais, fraturas, trincas na raiz, investigação de canais dos dentes, partes de osso da articulação temporomandibular (articulação responsável pela abertura e fechamento da boca), seios paranasais ( ...

A tomografia dentária é um exame bastante comum de ser solicitado pelos dentistas. A partir dele é possível identificar e delinear os processos patológicos da boca. Problemas como tumores benignos e malignos, cistos, traumas nos dentes, componentes ósseos, entre outros, podem ser diagnosticados por meio desse exame.

Um dos maiores motivos para os altos valores cobrados em exames de imagem sofisticados reside no custo que esses aparelhos têm, além da exigência de mão de obra extremamente qualificada para operá-los.

Tomografia: A aquisição da imagem dura de 40 seg a 1 minuto, dependendo do protocolo. Tempo médio de permanência: 30 minutos. Panorâmica: A aquisição da imagem dura de 2 a 3 minutos.

Tomografia odontológica para diagnosticar dor de dente
Este exame realiza cortes milimétricos de estruturas dentárias ou ósseas, permitindo assim avaliações extremamente precisas de possíveis alterações que dificilmente seriam identificadas em radiografias ou tomografias convencionais.

A radiografia panorâmica permite investigar a posição deles, se houve prejuízo para outros dentes, se tem infecção e outros detalhes. Possibilita, também, definir de que maneira a extração deverá ser realizada sem causar nenhuma lesão nas estruturas saudáveis.

O aparelho consiste em uma máquina que realiza um giro em torno da cabeça do paciente para assim conseguir fornecer as imagens necessárias. Durante o giro, o aparelho faz várias imagens da região da boca do paciente e ao finalizar junta todas essas imagens em uma completa da região bucal.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

Tomografia Computadorizada Odontológica
É um exame, também radiográfico, porém com visualização tridimensional (imagem 3D) dos terços médio e inferior da face. Neste exame também são visualizados os dentes, estruturas anatômicas, ossos e seios da face, porém com volumes e precisão melhores do que a panorâmica.

Dentre as doenças, podem ser diagnosticadas por meio dessa tomografia:

  • Pneumonia;
  • Embolia Pulmonar;
  • Asma;
  • Tuberculose;
  • Tumores benignos e malignos;
  • Aneurisma;
  • Hipertensão Pulmonar;
  • Tumores mediastinais (que ocorrem na região do mediastino).

Quais são os tipos de tomografia odontológica? Atualmente existem dois tipos principais de tomografia odontológica: a tradicional e a do feixe cônico. Geralmente, os dentistas preferem solicitar a tomografia do feixe cônico, tendo em vista que elas podem ser salvas no formato DICOM.

Sim. Hoje em dia considera-se que a tomografia computadorizada é uma exame obrigatório para a realização de implantes dentários.

As imagens podem ser coletadas em multiplanos. Diferente da TC, a Ressonância Magnética oferece imagens em diversos planos de corte, não apenas axiais, mas também coronais e oblíquos.

A tomografia é contraindicada para pessoas que não podem ser expostas à radiação. Segundo o chefe de radiologia Gustavo Meirelles, existe uma contraindicação clássica que é para gestantes, principalmente na fase inicial da gravidez, porque a radiação pode ter efeitos maléficos sobre o feto.

As vezes, a tomografia e a ressonância magnética são complementares e necessários. Em casos de dúvidas, o médico radiologista pode orientar qual o melhor procedimento para cada caso, além de decidir a necessidade e a possibilidade de uso do contraste. A tomografia é um exame mais barato e com menor custo de execução.

Ele ocorre quando há acúmulo de líquido entre as estruturas de formação do dente não erupcionado como o tecido do esmalte do dente e a coroa, que é a parte do dente que fica exposta na boca. O cisto dentígero normalmente é pequeno, assintomático e só é diagnosticado em exames radiográficos de rotina.

Sinais e sintomas
Você também pode notar um gosto ruim na boca ou mau hálito que não desaparecem com a escovação ou o uso de um enxaguante bucal. Em alguns casos, talvez seja um dente quebrado, mas as infecções podem ficar ocultas na polpa dos dentes, sem nenhum sinal externo além de dor e inchaço.

Com o passar do tempo, o dente infeccionado deixa de inflamar e manifestar sintomas como inchaço e dor. No entanto, isso não quer dizer que a infecção cessou. Ao contrário, ela estará camuflada e poderá atingir regiões ainda mais internas do dente.