Qual o valor de uma marca registrada?

Perguntado por: dribeiro6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
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Há vários passos a serem cumpridos entre o pedido de registro e a sua concessão. O primeiro deles é o pedido, pelo qual você pagará uma taxa de R$ 142,00 para pessoas físicas, ME, MEI e EPP ou de R$ 355,00 para os demais tipos de empresa.

Solicitar o registro de marca de produto ou serviço

  1. Fazer o login. Login no Sistema e-INPI. ...
  2. Pagar a Guia de Recolhimento da União. Emissão e pagamento da GRU (relativa ao serviço). ...
  3. Acompanhar o serviço. Acompanhamento processual. ...
  4. Tomar conhecimento da decisão. ...
  5. Pagar nova Guia de Recolhimento da União. ...
  6. Obter o certificado.

Para uma empresa solicitar sua marca, é necessário que ela possua um CNPJ, já que um dos pré-requisitos para tal requerimento é que o empresário exerça de modo lícito e efetivo a sua atividade. Assim, não é permitido solicitar uma marca em nome de uma empresa que ainda será aberta.

Para chegar a um resultado de valor de marca, é preciso entender os ativos financeiros que a empresa representa e o brand awareness, que é o reconhecimento dessa empresa pela percepção do público consumidor. Essa métrica diz respeito à proposta de valor que o empreendimento teve ao longo de sua atuação no mercado.

O valor é calculado dividindo-se o custo do lançamento de uma nova marca pela sua probabilidade de sucesso.

dois anos

Em média, é preciso de um a dois anos para que o registro de marca seja totalmente analisado e concedido pelo INPI. Em caso de deferimento do pedido, o titular tem até dois meses para pagar as taxas obrigatórias, como a Guia de Recolhimento da União (GRU), e a emissão do certificado de registro.

10 anos

O que muita gente não sabe, porém, é que esse registro tem um “prazo de validade”. Mas, afinal, quanto tempo dura o registro de uma marca? No Brasil, o registro de marca é concedido por um período de 10 anos, mas é possível prorrogá-lo por quantas vezes o detentor da marca desejar.

Em média, os valores podem variar entre R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00 para um processo de registro de marca simples.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) assinou hoje (3) com o Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas a adesão do Brasil a uma plataforma internacional – o IP Marketplace – que permite negócios de compra e venda de marcas ou patentes e de contratos para uso de marcas por meio digital.

Se um profissional liberal deseja registrar uma marca para uma atividade lícita e que efetivamente exerce, é preciso que esse negócio seja possível de ser realizado por uma pessoa física.

Apenas com o seu CNPJ MEI é possível encaminhar seu pedido de registro da sua marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Mas antes disso, é necessário ter em mente o nome a ser registrado, além da classificação do produto/serviço.

Ao final do processo, quando o pedido é deferido, é preciso pagar ao INPI mais uma taxa de R$ 745,00 - ou R$ R$ 298,00 se você for MEI, ME, EPP - para ter acesso ao Certificado de Registro de Marca.

Os valores de uma marca são atributos e princípios orientadores que articulam tudo que a empresa faz. Eles estarão presentes desde a forma como seus colaboradores trabalham, até o processo de venda e na construção da relação com os seus clientes.

O valor de marca, também conhecido como “brand equity”, é um conjunto de associações e comportamentos que fazem com que a empresa cresça e se destaque no mercado.

É uma marca que tem alguns ícones e o posicionamento hoje é bem claro: “A vida acontece nos detalhes”. Isso também está expresso em toda a comunicação, seja na logomarca, embalagens, campanhas on e offline ou ações de ponto de venda. Já Vitarella aposta no posicionamento “Irresistível assim, só ela”.

Coca-Cola
A Coca-Cola tem um valor de marca de US$ 97,8 bilhões.

Os métodos mais comuns de avaliação da marca são baseados em custo, mercado e lucros. Sendo esse último, baseado em lucros, o mais apropriado porque permite mensurar o potencial de crescimento das receitas futuras da empresa, consequentemente da marca.