Qual o valor de uma eutanásia?

Perguntado por: nporto . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Uma eutanásia custa, em média, R$ 350, e os médicos que cobram menos, segundo a veterinária, provavelmente usam produtos de qualidade inferior. Depois de morto, o animal pode ser cremado pela família, em serviços como o Pet Memorial, ou deixado em uma câmara refrigerada na clínica veterinária.

1 minuto

QUANTO TEMPO DURA A EUTANÁSIA EM ANIMAIS? O procedimento de eutanásia canina e eutanásia felina é relativamente rápido. Desde a injeção à morte do animal, leva cerca de 1 minuto. No entanto, os seus efeitos são irreversíveis, pelo deve ser uma decisão ponderada e justa.

Eutanásia em humanos
Pentobarbital é também usado em casos de morte assistida pelo governo, assim como para a eutanásia de presos condenados à pena de morte. São recorrentes os casos de suicídios envolvendo o medicamento, especialmente entre veterinários.

Embutramida, poderoso anestésico que paralisa o centro da respiração e o Cloridrato de tetracaína, um anestésico local que reduz a dor. Para eutanásia de animais domésticos, de maneira indolor e sem sofrimento.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.228/21, que proíbe a eutanásia de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares, exceto em casos de doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais.

Na visão espírita, no que se refere aos Seres Humanos, não se deve fazer essa prática, pois os minutos finais podem significar muito para o espírito, e mudar sua condição espiritual, pois nós, Seres Humanos, temos expiações, que são os regates do passado, e esses momentos podem fazer a diferença.

Ao pé da letra, está dito na Lei federal: “eutanásia nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais.” (Art. 2°).

Normas no Brasil
O sistema normativo penal brasileiro não tem uma legislação específica, quando estamos falando da eutanásia. Com essa ausência, a prática pode ser enquadrada como auxílio ao suicídio, homicídio praticado por motivo piedoso ou até mesmo como omissão de socorro.

A eutanásia é uma forma de tratamento de pacientes portadores de doenças incuráveis, cujo objetivo é garantir a essas pessoas uma morte mais humanizada, com menos sofrimento.

No entanto, é fundamental ressaltar que a eutanásia é um ato de vontade própria e individual do adoentado. Logo, nenhum familiar pode autorizar a eutanásia, essa é uma escolha que só pode ser feita pelo paciente desde que ele esteja com as faculdades mentais intactas.

Uma eutanásia custa, em média, R$ 350, e os médicos que cobram menos, segundo a veterinária, provavelmente usam produtos de qualidade inferior. Depois de morto, o animal pode ser cremado pela família, em serviços como o Pet Memorial, ou deixado em uma câmara refrigerada na clínica veterinária.

O cão sofre com a eutanásia? A eutanásia do cão é indolor, sendo realizada pelo Médico Veterinário, através de uma injeção. Por isso mesmo é que o procedimento da eutanásia canina também é conhecido como “por o cão a dormir'.

Conforme explica Rafael, a indicação da eutanásia animal como é feita atualmente pode ser indicada somente por um médico-veterinário após avaliação criteriosa. No entanto, cabe ao tutor tomar a decisão de recorrer ou não ao procedimento.

Atualmente, a morte assistida é permitida em quatro países da Europa Ocidental: Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça; em dois países norte-americanos: Canadá e Estados Unidos, nos estados de Oregon, Washington, Montana, Vermont e Califórnia; e na Colômbia, único representante da América do Sul.