Qual o valor de uma consulta com um psicopedagogo?

Perguntado por: ogalvao9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os psicopedagogos profissionais costumam fixar seus preços entre R$ 40 a R$ 80/sessão, porém, também podem avaliar por pessoa dependendo do tipo de consulta.

Durante a primeira consulta, o psicopedagogo procura compreender os elementos que desfavorecem o processo de aprendizagem do paciente. Além de estudar a sua relação com o aprender, analisa também a influência de fatores ambientais, emocionais e afetivos.

O psicopedagogo conversa com os responsáveis pela criança em uma consulta individual. É neste momento que devem relatar preocupações e observações em relação ao filho. Caso a escola tenha chegado a contatar os pais sobre a dificuldade de aprender do mesmo, essa informação também deve ser repassada ao profissional.

Algumas prefeituras também oferecem através das Unidades Básicas de Saúdes (Postos de Saúde) o acompanhamento psicoterápico. Mas nestes casos, além do encaminhamento médico, você terá que se informar sobre qual profissional atende nesta abordagem.

O diagnóstico psicopedagógico é uma investigação ampla e multidisciplinar sobre os modos de aprendizagem humana e suas dificuldades. O profissional responsável pelo diagnóstico deve ter em mente que cada avaliação é única, devendo considerar singularidade humana.

Os principais tipos de testes de psicopedagógicos disponíveis no mercado são: Conto de fadas, Os três porquinhos, Papel de cartas, THCP, RPG, entre outros.

Além disso, o rol da ANS, constante da Resolução Normativa nº 387/2015, prevê que a psicopedagogia deve ser coberta pelos planos de saúde com atendimento psicológico.

Para ajudá-los a identificar os principais sintomas, a Vittude fez uma lista abaixo:

  1. Falta de atenção.
  2. Queda nas notas.
  3. Dificuldade em fazer lições de casa.
  4. Dificuldade para ler, escrever ou fazer contas.
  5. Comportamentos atípicos.
  6. Ansiedade.
  7. Desinteresse pela escola.
  8. Problemas na socialização com outros colegas.

O campo de atuação do psicopedagogo é bastante amplo. Ele pode atuar em clínicas, consultórios, hospitais, escolas, instituições de ensino e de pesquisa, em empresas públicas e privadas, em ONGs, asilos, entre outras organizações.

Como abrir uma clínica de psicopedagogia?

  • 1 – Elabore um plano de negócios. ...
  • 2 – Escolha o local. ...
  • 3 – Escolha uma natureza jurídica. ...
  • 4 – Defina o porte da clínica de psicopedagogia. ...
  • 5 – Reúna a documentação necessária para abrir uma clínica de psicopedagogia. ...
  • 6 – Realize o registro na Junta Comercial. ...
  • 7 – Abra um CNPJ.

As sessões tem duração de 50 minutos e a avaliação psicopedagógica pode durar em média de 4 a 8 sessões, dependendo da necessidade de cada aprendente, sendo a primeira sessão, a realização da anamnese (entrevista com a família) e a última sessão, a devolutiva, onde é traçado o plano de intervenção psicopedagógica.

A atividade de Psicopedagogo (a) é uma das atividades classificada sob o número 2394-25. O governo brasileiro classifica todas as ocupações e dá um código a elas.

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

Porque, na escola, o psicopedagogo não vai fazer testes com os alunos, nem com ninguém. Além de considerar os aspectos de comunicação e interação essenciais para o processo de aprendizagem. É por essa razão que a observação é fator primordial.

Os Centros de Psicologia Aplicada - CPAs da UNIP oferecem gratuitamente atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos, famílias e casais, que necessitem da avaliação psicológica e do tratamento de transtornos comportamentais, emocionais, e de distúrbios afetivos, relacionais e de conduta.

A inscrição do interessado pode ser realizada por e-mail: agendamento.psicologia@saocamilo-sp.br e/ou por contato telefônico*: (11) 3355-3929. *Durante o período pandêmico em decorrência da COVID-19, o contato telefônico poderá ser feito de 2ª a 6ªf das 8h às 20h, exceto 3ª feira.

O relatório ou Laudo devem ser feitos com muito cuidado, visto que deve-se utilizar uma linguagem formal e compreensível. Certamente ambos são trabalhosos mais com calma e paciência, buscando cautelosamente as palavras corretas e estudando bem os procedimentos realizados é possível elaborar um documento de qualidade.