Qual o valor de uma consulta com um endocrinologista?

Perguntado por: imaldonado6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

R$ 200,00

O valor de uma consulta com o endocrinologista online, geralmente, custa em torno de R$ 200,00. Entretanto, podem existir médicos que cobrem um valor maior e outros que cobrem um valor menor.

Excesso de pelos em mulheres. Dificuldade em ganhar ou perder peso. Glicemia ou colesterol alterado em exames. Qualquer alteração hormonal em exame pedido por outro especialista.

O processo para marcar um consulta pelo Conecte SUS não é complexo, contudo é necessário ter uma conta no site Gov.br, assim como acontece em outros serviços relacionados ao governo. Escolha sua unidade de saúde cadastrada e uma das opções de datas disponíveis.

1. A Endocrinologia e Metabologia é a especialidade médica que trata desde doenças bastante prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Cushing, entre outras (vejam também uma lista de atividades dos campos de atuação).

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

Pacientes com diagnóstico e suspeita de hipertireoidismo e diabetes mellitus tipo 1 devem ter preferência no encaminhamento ao endocrinologista, quando comparados com outras condições clínicas.

endocrinologista

O médico para tratamento hormonal pode ser o endocrinologista, responsável pelas condições relacionadas ao sistema endócrino, mas também o dermatologista e o nutrólogo.

De modo isolado, no entanto, a orientação é a seguinte: você deve procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar, e deve procurar um endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais.

endocrinologista

O endocrinologista é um médico habilitado e, portanto, pode prescrever medicamentos para auxiliar no processo de perda de peso.

Hormônio de Crescimento (GH), Insulina, Dosagem do TSH, Testosterona, Dosagem de Estradiol e dosagens de cálcio e vitamina D, são alguns dos principais exames hormonais femininos que devem ser realizados.

O que o nutrólogo faz
O médico nutrólogo também faz diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à falta ou excesso desses nutrientes. Ele pode diagnosticar e tratar, por exemplo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.

Como você viu até aqui, o mais importante é encontrar um endocrinologista registrado no Conselho Federal de Medicina e com CRM e RQE ativos e que atenda às suas necessidades em termos de especialidade dentro da endocrinologia e em termos de distância/proximidade.

A endocrinologia trata doenças muito predominantes, como a diabetes e a obesidade. Elas podem estar relacionadas a hormônios que são produzidos em excesso ou em quantidade insuficiente. Assim, essa especialidade médica é importante não só para o tratamento das doenças, como também auxilia na prevenção das mesmas.

O sistema funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode ser acessado de qualquer lugar. Para isso é necessário apenas ter um celular com conexão com a Internet. O profissional de saúde pode emitir receitas, atestados ou encaminhamento de pedido de exames e enviar para o paciente pela própria plataforma.

Alguns sintomas são cansaço excessivo, aumento de peso e outros semelhantes à depressão. Enquanto isso, o hipertireoidismo — ou produção excessiva dos mesmos hormônios — pode gerar nervosismo, irritação, insônia, perda de peso, entre outros sintomas. Inclusive, essas disfunções podem ocasionar nódulos na tireoide.

Para verificar se há algum problema hormonal, é necessário que seja feito um exame de sangue. Isso porque, é apenas com a medição dos níveis hormonais presentes na circulação sanguínea, é possível identificar eventuais alterações em suas dosagens.

Algumas condições devem ser observadas para que a reposição hormonal na menopausa seja indicada, sendo geralmente contraindicada em mulheres com:

  1. Câncer de mama.
  2. Câncer de endométrio.
  3. Doenças cardiovasculares pré-existentes, como infarto e AVC.
  4. Lúpus.
  5. Doença coronariana.
  6. Alterações na coagulação do sangue.