Qual o valor de uma cirurgia ortognática?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

A cirurgia ortognática é um procedimento cujo custo pode chegar a R$ 25 mil. No HMJMA, a operação é totalmente gratuita. Para que o procedimento seja realizado, o paciente precisa fazer um tratamento ortodôntico, no qual o posicionamento dos dentes é corrigido.

Para o pós-operatório apresentam-se uma grande variedade de complicações, sendo possível enumerar mais de vinte. Elas variam de “simples” a fatais. O paciente pode apresentar por exemplo recaídas, desvio de septo, ronco, náuseas e vômitos que são considerados leves, até a morte em casos mais graves.

Que profissional realiza a cirurgia? Para realizar essa cirurgia, o ideal é que o profissional seja um dentista com especialização em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, ou seja, o cirurgião buco-maxilo-facial é o profissional mais indicado.

Em relação à maioria das cirurgias, o tempo de carência é de, no máximo, 180 dias.

A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico da face.

Como é feita a cirurgia ortognática classe 3? Para a realização da cirurgia ortognática classe 3, o paciente necessita passar por avaliação ortodôntica completa, composta por radiografias e modelos de gesso. A instalação de aparelhos ortodônticos para posicionar corretamente os dentes na base óssea também é necessária.

Projeto define prazo máximo de 15 dias para realização de consultas agendadas no SUS. O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde.

A cirurgia ortognática, como qualquer outro procedimento cirúrgico, possui riscos e complicações, que devem ser informados previamente ao paciente. Estamos falando de problemas como hemorragia, que na maioria dos casos se manifesta como epistaxe, e infecções, as quais podem ser tratadas por meio de antibióticos.

A cirurgia ortognática é indicada quando a ortodontia somente não é suficiente para correção dentária. Contudo, mesmo pacientes cirúrgicos devem fazer uso do aparelho, antes, durante e depois do procedimento.

Nesse caso, é indicado procurar um profissional que fará uma cirurgia para reposicionar os maxilares, o que deixa o rosto mais harmônico e corrige a posição dos dentes. Apesar de ser um procedimento complexo, não há marcas ou cicatrizes no rosto, pois o processo cirúrgico é realizado por dentro da boca.

Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia ortognática
O dentista explica que o retorno das atividades básicas varia entre 15 a 21 dias. Mas mesmo depois desse tempo, ainda existem alguns cuidados que devem ser seguidos, principalmente relacionados com a alimentação.

POSIÇÃO DO CORPO E CABEÇA AO DORMIR – Nos três primeiros dias deve-se manter o corpo em uma posição inclinada de 30° (posição supina), mantendo a cabeça fixa em uma posição reta e para frente. Para isto, colocam-se dois travesseiros lateralmente.

A cirurgia ortognática é um procedimento cujo custo pode chegar a R$ 25 mil.

O retorno ao trabalho dependerá do tipo de serviço que o paciente realiza, se faz esforço físico, se há a necessidade de falar muito. Em geral já é possível retornar às atividades após duas semanas da cirurgia.

Melhora da fonação e da articulação das palavras; Melhora da oclusão e da articulação temporomandibular; Melhora da mastigação e da digestão; Melhora no relacionamento social.

Antes da cirurgia, o paciente deverá fazer todos os exames pré-operatórios, como de sangue, urina, tórax e coração a fim de certificar se ele está bem de saúde para o procedimento e também exames específicos tais como: exames radiográficos da face e da arcada dentária.

A cirurgia ortognática classe 1 consiste em um procedimento importante realizado em pessoas que possuem algum tipo de imperfeição óssea na região inferior do rosto, que prejudica os aparelhos funcionais e a composição estética do paciente.

A cirurgia ortognática classe 2, como você tem visto ao longo deste artigo, é para pacientes que têm a arcada dentária superior para frente, quando comparada com a arcada inferior. Nessa modalidade se encaixam as pessoas com o queixo para trás, geralmente causado pelo excesso de crescimento do maxilar superior.

Somente se o profissional e o paciente chegarem à conclusão de que os aspectos facial e funcional são significativos e demandam mudanças. Já a Cirurgia Ortognática Classe III é justamente o oposto da Classe II. Ou seja, quando a mandíbula, a arcada dentária inferior, está à frente da maxila.

O procedimento mais conhecido na Cirurgia Cardiovascular é o transplante de coração. Por conta da atenção exigida e dos conhecimentos teóricos necessários, essa especialidade está no ranking das especialidades médicas mais difíceis.