Qual o valor de uma cirurgia de catarata em cães?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

"No hospital, o preço de uma cirurgia de catarata com a aplicação da lente acrílica nos dois olhos do cão varia de R$ 2,8 mil a R$ 3 mil.

Portanto, vale ressaltar que a catarata em cachorro tem cura. Uma vez identificada a doença, o tratamento é quase sempre cirúrgico, com retorno da visão em até 80% dos casos.

Já na medicina veterinária, como já foi mencionada em post anterior, esses procedimentos necessitam de anestesia geral (inalatória) e monitoração anestésica durante o procedimento todo, o que tem o tempo médio de 50 minutos.

Um dos requisitos para conseguir realizar a cirurgia de catarata pelo SUS é ter o cadastro no sistema de saúde pública. O cadastro é totalmente gratuito e pode ser feito facilmente pela internet, pelo site ConecteSUS, ou aplicativo, disponível para Android e iOS.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob sedação com anestesia local. Rápido e indolor, tem duração aproximada de 15 a 20 minutos e o tempo de permanência do paciente na clínica é em torno de três a quatro horas.

O Colírio Cinerária Marítima Homeopático do laboratório Provets é indicado para cães e gatos no tratamento da catarata senil, opacidade da córnea e do cristalino, prevenindo a progressão da catarata.

A catarata canina é uma doença sem cura e, no momento em que se instala a opacidade (perda da transparência), a lente não pode tornar-se transparente novamente, sendo a única solução a cirurgia. Trata-se de um procedimento de remoção da lente que pode ou não ser substituída por outra.

Ela aparece com a idade avançada do animal, geralmente a partir dos 8 anos, e pode fazer com que o olho fique mais opaco, mas não é catarata. Tem como prevenir a catarata canina?

Clarvisol® é indicado para o tratamento e prevenção do progresso da catarata.

Apenas dois tipos de cataratas podem ser evitados nos animais: a de causa genética e a catarata diabética. A primeira pode ser prevenida ao evitar cruzar o seu pet com outro que tenha a doença ou com as raças que têm tendência a desenvolvê-la.

O único modo de tratar a catarata é realizando a sua remoção cirúrgica.

Prevenção da catarata em cães
Não existe um jeito de prevenir o aparecimento da catarata, salvo no caso de diabetes. Uma diabetes diagnosticada e controlada ajuda a prevenir o aparecimento da doença. Pode-se diminuir a incidência não reproduzindo animais afetados, por ter carácter hereditário.

Cachorro cego pode voltar a enxergar? A cegueira em cães pode ser reversível ou permanente. O que vai definir isso é a causa do problema, já que normalmente o cachorro cego deriva de alguma doença. Um exemplo de quadro reversível é quando o animal sofre com a catarata.

Os principais riscos da cirurgia de catarata são sangramento ocular, inchaço e perda de fluidos dos olhos, infecção e descolamento da retina, camada da parte interna dos olhos. A cirurgia é considerada um procedimento simples e seguro, porém como qualquer cirurgia possui riscos.