Qual o valor de uma cambagem?

Perguntado por: aribeiro7 . Última atualização: 31 de maio de 2023
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Qual é o valor de uma cambagem? Os valores para o serviço de cambagem podem variar a depender da quantidade de rodas a serem consertadas, a gravidade do problema, a sua localidade, os profissionais, dentre outros fatores. Em média, este serviço custa entre R$260 e R$550 – ou seja, cerca de R$100 por roda.

O pior é que, com o tempo, ela tenderá a perder o ângulo novamente. Algumas lojas de pneus dizem que, sem a correção de cambagem, amortecedores, pivôs, terminais de direção, não poderão dar garantia dos novos pneus. Não condene a loja logo de cara: pode ser que seu carro esteja relamente judiado.

Por fim, temos a cambagem positiva, que é definida quando as rodas estão mais próximas em suas partes inferiores do que nas superiores (\/). Isso reduz o desgaste nas articulações da direção, o que a torna muito mais leve. Esse alinhamento deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados.

Um ângulo de cambagem fora da especificação do fabricante do veículo, pode resultar, além de um desgaste irregular dos pneus, problemas de aderência e estabilidade em curvas, afetar a eficiência do sistema de suspensão, alterar o consumo de combustível e, claro, comprometer a segurança do motorista e dos veículos ao ...

Você mesmo pode identificar alguma anomalia aparante que pode indicar a necessidade de ajustar a cambagem. A dica é verificar se há um desgaste maior na parte interna da banda de rodagem do pneu; neste caso o problema é a cambagem negativa. Caso ocorra o contrário, desgaste na parte externa, então é cambagem positiva.

Perda de tração e estabilidade. Desconforto ao dirigir. Desgaste nos rolamentos, amortecedor e terminais de direção antes do tempo.

A cambagem não existe, não está prevista em nenhum manual de montadora. Não se "desamassa" nenhuma peça da suspensão. Se fizer isso, você trará a peça de volta às medidas do fabricante, mas ela perderá a elasticidade responsável por absorver as vibrações e solicitações do asfalto.

5 sinais para identificar um carro desalinhado

  1. Desgaste dos pneus desigual.
  2. Volante desalinhado.
  3. Dificuldade de retornar o volante depois de uma curva.
  4. Mudança na posição da suspensão.
  5. Problemas no homocinéticas das rodas.

2) Cambagem nem sempre é necessária
Ao contrário do balanceamento, a troca dos pneus não exige sempre a alteração da cambagem, que é a inclinação da roda do veículo em relação ao plano vertical.

Diferença de alinhamento, balanceamento e cambagem
Para entender de forma fácil do que se trata cada um desses itens, pense que o alinhamento se faz com a direção do veículo, o balanceamento se faz com as rodas e a cambagem se refere aos eixos.

O balanceamento melhora a direção e evita danos nas peças e desgaste anormal dos pneus. Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. A cambagem fora dos parâmetros originais causa desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo.

Quanto custa um Alinhamento
O custo do alinhamento varia de acordo com a região e a oficina. Os preços geralmente variam entre R$ 50 e R$ 150.

Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo. As molas podem quebrar ou enferrujar, o que afeta a suspensão do carro; Buracos: Os pneus podem sofrer ao passar em cima de buracos de maneira brusca, o que deixa o veículo desalinhado.

Nos dois casos acima, cambagem negativa e positiva, podem existir deformidades que indicam que algo está errado. Sendo assim, é preciso levar o carro a uma oficina especializada para conferir os possíveis motivos dessa deformação. É o ideal quando as rodas fazem um ângulo reto (90°) em relação ao veículo.

Cambagem negativa: pneus estão voltados para fora do carro; Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto. Quando o camber está fora da especificação, ocorre um desgaste irregular nos pneus e anomalias na direção.

Isso acontece ao inclinar ligeiramente para contrariar as forças transmitidas pelo eixo. Se a parte superior do pneu estiver inclinada mais perto do centro do carro, essa roda particular e pneus exibem o que é chamado de curvatura negativa.

Na vista frontal do veículo, o câmber é o ângulo de inclinação vertical de uma roda e é medida em graus entre a linha de centro vertical no referencial da roda e a linha vertical no referencial do solo, conforme mostrado nas figuras 3.04 e 3.05.

Isso pode indicar que os componentes da direção estão tortos, desalinhados, gastos ou exigem alinhamento das rodas. Um comportamento anormal durante as curvas pode indicar um problema de direção do veículo, que é a causa deste tipo de desgaste.

Quanto custa
O custo do ajuste de cáster varia de acordo com a região e a oficina. Os preços geralmente variam entre R$ 80 e R$ 200.

Camber é o grau que mede a inclinação da roda em relação a um plano vertical quando se está em contato com o solo, o que controla a rolagem das rodas. Já o caster se refere a inclinação entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical.