Qual o valor de um canal de dente?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quanto custa um canal de dente em 2022? O preço do tratamento de canal costuma variar entre R$ 700,00 e R$ 2000,00. A variação de valores acontece por diversos fatores. Uma das principais variantes é a localização da peça dentária que deverá ser tratada.

Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.

Isso ocorre porque eles têm apenas uma raiz. Já os molares podem ter até três raízes, o que significa mais trabalho para o dentista e, consequentemente, um custo mais alto. Outro fator que influencia o preço do tratamento de canal é a gravidade da cárie.

Apesar de exigir alguns cuidados, não é verdade que tratamento de canal precisa de repouso. Basta que o paciente cuide com a alimentação e tome a medicação indicada para amenizar a dor.

O procedimento de tratamento de canal, em si, é indolor, em função da anestesia aplicada no local. No pós-operatório, no entanto, é normal que o paciente sinta mais sensibilidade no dente em questão, especialmente quando o efeito da anestesia passa.

A revascularização pode ser realizada em apenas duas sessões e poupar os pacientes de se submeterem aos longos e desagradáveis tratamentos de canal. O primeiro passo do novo procedimento engloba perfurar o dente e aplicar uma pasta antibiótica para desinfetar o canal radicular.

A resposta é não. Existem muitos preconceitos sobre ir ao dentista e a dor durante o tratamento do canal mas na realidade, todos os procedimentos odontológicos são feitos com a utilização de anestesia local. A anestesia local é muito eficaz e atua impedindo a sensação de dor.

O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.

O tratamento do canal é um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram os dentistas. Porém, felizmente, com o avanço da tecnologia e dos procedimentos, agora este tratamento pode ser feito em um único dia.

Em quantas sessões ele é feito? O tratamento de canal pode ser feito em apenas uma sessão. No entanto, se houver complicações, esse número pode aumentar.

Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.

4- Fazer um tratamento de canal é seguro? O tratamento de canal é um procedimento seguro e tem hoje, com o emprego de recursos tecnológicos e a luz do conhecimento gerado pelas pesquisas, altas taxas de sucesso – em porcentagens acima de 90% – e sem desconforto para o paciente, na maior parte dos casos.

Primeiro o endodontista avalia o paciente e verifica a necessidade do Tratamento do Sistema de Canais Radiculares. É o ato cirúrgico no qual se abre a câmara pulpar, ou seja, é a abertura para a entrada de acesso aos canais radiculares. Após a abertura e identificação do tipo de canal, inicia-se a remoção da polpa.

Em muitos casos a dor aguda pode acontecer e passar. Porém, se houver necessidade do tratamento endodôntico e este não for realizado podemos ter um abscesso, que é um problema pior e pode progredir para quadros mais sérios de saúde.

O tratamento de canal é muito comum popular e consiste na remoção da polpa inflamada do dente, que é um tecido mole onde estão os nervos e vasos sanguíneos, e na desinfecção da região. A polpa está localizada no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz, que fica na inervação da mandíbula e da maxila.

Não posso comer depois de fazer o tratamento de canal? Mito. Após o tratamento, o paciente pode comer normalmente, desde que sejam alimentos líquidos e pastosos. Assim, para auxiliar nessa tarefa, é importante deixar de lado algumas comidas por um tempo, seguindo a recomendação do dentista.

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.

Caso isso não seja feito, uma série de consequências pode ocorrer, desde a piora do quadro, com abcessos e fístulas, como o desenvolvimento de lesões mais sérias. Em pacientes com a imunidade comprometida, as bactérias bucais podem cair na corrente sanguínea e podem levar a outros problemas no organismo.

No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.