Qual o valor de um balão gástrico?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O valor para colocação do balão custa em média 6 a 10 mil reais, sendo feita somente em ambiente hospitalar.

O balão intragastrico não é coberto pelos planos de saúde. Sugiro que você procure um cirurgião bariátrico para uma avaliação e para entender mais sobre as vantagens e desvantagens do balão e de cada procedimento existente. O balão intragástrico não é coberto por convênios.

Riscos da colocação do balão
A colocação de balão intragástrico para emagrecer, pode provocar náuseas, enjoo, vômitos e dor na barriga durante a primeira semana, enquanto o organismo se adapta à presença do balão.

Chamada de pílula bariátrica ou Balão de Allurion, a novidade consiste na deglutição de uma espécie de comprimido, que será inflado com água posteriormente para poder ocupar espaço no estômago do paciente. O procedimento não requer sedação nem anestesia.

Após a colocação, é preciso manter uma dieta líquida, de 24 a 48 horas, para deixar o estômago descansar e se ajustar à presença do balão gástrico. Neste momento não é possível ingerir grande volume de líquidos de uma única vez, por isso, a ingestão é feita aos goles e com frequência.

A retirada do balão intragástrico é feita através de uma pequena endoscopia, onde o médico aspira todo o líquido dentro do balão e o retira vazio. Tanto o processo de colocar o balão e retirada do balão intragástrico, ocorre em média de 30 a 60 minutos, com recomendações médicas antes e depois do procedimento.

Quem pode colocar o balão intragástrico pelo plano de saúde? Para conseguir a cobertura do plano de saúde para colocar o balão intragástrico, é fundamental que o paciente passe por um acompanhamento médico. A prescrição médica é indispensável para que ele consiga a cobertura desejada.

Veja logo abaixo nossa lista de 5 pessoas públicas que recorreram ao balão gástrico para perder peso!

  • Jojo Todynho. ...
  • Maiara e Maraísa. ...
  • Fabiana Karla. ...
  • Renato Oziel. ...
  • Erick Vieira.

Na verdade, não existe qualquer proibição quanto ao consumo de bebida alcoólica para quem está usando Balão Gástrico. As bebidas alcoólicas em geral não causam nenhum tipo de rejeição ao Balão Gástrico em si, e também não criam efeitos colaterais ao usuário desse método.

O preço de uma cirurgia endoscópica para redução de estômago está na média de R$ 17.000,00 reais, essa cirurgia se comparado com outras cirurgias, como a Bariátrica, está 30% mais barato.

A cirurgia bariátrica, dependendo da técnica utilizada pode proporcionar uma perda de até 70% do peso do paciente e com o balão intragástrico também é possível atingir uma perda considerável de peso. A grande vantagem do balão intragástrico é que, ao contrário da bariátrica, é muito simples de fazer.

Se o balão vazar ou furar, ele pode ir do estômago para o intestino, mas isso só há chances de isso acontecer se o paciente ultrapassar o prazo de seis meses para retirar o balão. Nestes casos, uma substância presente no balão indica sinal de vazamento na urina, diz Grecco. É possível expelir o balão durante o vômito.

O balão intragástrico é um dispositivo colocado por via endoscópica e fica de 6 meses a 1 ano dentro do estômago do paciente. Nesse período em que o balão está dentro do indivíduo, é necessário que ele siga à risca uma prescrição de dieta e as orientações direcionadas à atividade física.

Contudo, com o passar dos últimos anos também vem surgindo uma nova alternativa para o tratamento da obesidade, a gastroplastia endoscópica. Diferente da bariátrica, a gastroplastia realiza suturas no corpo e antro do estômago, em outras palavras, costura o órgão de maneira a reduzir seu volume.

O Wegovy tem como base a semaglutida. Ele é o primeiro medicamento injetável recomendado para tratar a obesidade. Em média, durante um ano, ele reduz o peso corporal em 17%. É indicado para adultos com índice de massa corporal (IMC) acima de 30 (o que caracteriza obesidade) ou 27 (sobrepeso).