Qual o valor de um alvará de construção?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Enquanto algumas prefeituras não cobram taxa pela emissão desse documento, outras cobram valores consideráveis. Sendo assim, não há um padrão para o valor cobrado pela emissão do alvará de construção, porém em média o valor não ultrapassa R$ 300,00.

As obras do tipo A, que não terão mais necessidade do alvará de construção, são aquelas, segundo a resolução, de riscos considerados “leves, irrelevantes ou inexistentes”.

O alvará de reforma é uma autorização da prefeitura que legaliza uma obra em determinado imóvel residencial ou comercial. Ele costuma ser exigido e emitido em alterações maiores, que vão além de uma pintura, troca de piso, melhoria no acabamento, instalação de equipamentos ou modificação de torneiras, por exemplo.

O alvará de construção é um documento emitido pela prefeitura e atesta a conformidade da obra com a legislação. Além de documentos do proprietário e do imóvel, para conseguir o alvará de construção é preciso ter um profissional técnico acompanhando a obra e cópias do projeto aprovado.

Para construir, reformar ou demolir qualquer edificação, além do projeto aprovado, é necessário ter o alvará de construção. Trata-se de um documento emitido pelas prefeituras municipais atestando que o projeto atende a legislação vigente e que existe um responsável pela execução da obra.

Quando você vai construir um imóvel, é preciso antes pedir um alvará de construção na prefeitura. Para que esse alvará seja aprovado, o tamanho da construção e do terreno devem seguir as regras impostas pelo município. É dever da construtora entregar o projeto na prefeitura para avaliação, segundo a Lei n. 1.172/96.

Aprovado em primeira votação, projeto prevê multa de até R$ 30 mil por descarte irregular.

O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa exercer as suas atividades em determinados locais de acordo com as normas estabelecidas. Ele é concedido pela Prefeitura ou outro órgão governamental municipal.

A maneira mais fácil de se descobrir como conseguir o alvará de construção, é se informando no departamento responsável pela fiscalização de construções da sua cidade. Geralmente esse documento pode ser requerido em subprefeituras, secretarias de habitação ou planejamento e outros setores.

Caso a empresa ou pessoa física se negue a pagar o INSS da obra, ela deverá pagar uma multa sobre o valor. A quantia pode variar de 75% a 125% a mais e em alguns casos, a dívida pode ser parcelada. Além disso, em casos de erro, o indivíduo deverá comprovar o pagamento e regularizar a obra.

Com uma única nota fiscal de concreto usinado você pode reduzir em até 2 % do valor do INSS da sua obra de construção civil. Esta nota deve ter a vinculação inequívoca à obra, ou seja, deve conter no mínimo o endereço da obra e se possível ser informado o cadastro nacional de obras, o CNO.

Já para reformas, será preciso alvará apenas se a mudança alterar a estrutura original do imóvel (acrescentar quartos, salas, fazer uma garagem onde antes não havia). Para isso, é necessário solicitar um alvará de aprovação e execução para reforma.

Documentos necessários para regularização de obras de construção civil

  • Licenciamento para obras.
  • ART E RTT.
  • Alvará do Corpo de Bombeiros.
  • PPRA, PCMSO e Documentos de Saúde e Segurança do Trabalho.
  • Certidão negativa de débito do INSS.

Através de uma consulta ao CEDI (Cadastro de Edificações do Município) é possível emitir o histórico da Edificação. É este documento que comprova a situação da edificação e diz se ele está regular ou irregular.

Tipos de alvarás

  • Alvará de funcionamento. O alvará de funcionamento é um dos primeiros documentos que um empreendimento precisará para funcionar. ...
  • Alvará de localização. ...
  • Licenças de vigilância sanitária. ...
  • Alvarás ambientais. ...
  • Licença Prévia. ...
  • Licença de Instalação. ...
  • Licença de Operação.

Para solicitar a Averbação de Construção, o proprietário deve se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis mais próximo ao imóvel recém-construído. Depois, o proprietário deve ir até a prefeitura, onde o imóvel receberá um número de cadastro que garantirá a regularização completa da obra.

É só acessar o site www.prefeitura.sp.gov.br/deolhonaobra com o endereço da obra em mãos. Através de um sistema simples e transparente, você fica sabendo o que está sendo construído ou reformado na cidade, desde 1997, e se a documentação está em dia.

Sim. A validade é de 12(doze) meses a contar da data de sua aprovação.

Ao construir em um terreno próprio, é importante estar ciente das restrições legais que podem surgir no processo. É preciso considerar aspectos como a legislação municipal, zoneamento e uso do solo, além das exigências de órgãos públicos como a prefeitura e o Corpo de Bombeiros.

A Anotação de Responsabilidade Técnica, mais conhecida pelo seu acrônimo ART, é um documento amplamente utilizado por profissionais da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia que queiram realizar contratos de execução de serviços ou obras.

Alvará de licença para construção civil
Primordialmente, o alvará de construção é expedido pela prefeitura da cidade onde se pretende construir. Ou seja, é responsável por atestar a conformidade de uma obra com as leis que estão em vigor.