Qual o valor de referência da insulina?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Os valores normais de insulina devem ser menores ou iguais a 26 µU/mL. Resultados fora da faixa normal devem ser acompanhados por um médico.

Como é feito o diagnóstico de insulina alta? O diagnóstico é feito por exame de sangue. Os valores de referência do hormônio podem variar de acordo com o laboratório de análises clínicas, mas em média a faixa de normalidade é de 3 a 25 µU/mL em jejum.

Você usará um dispositivo chamado de lanceta para extrair uma gota de sangue. Primeiramente, coloque a tira no medidor. Em seguida, encoste a tira de teste na gota de sangue. Então, o medidor mostrará um número (leitura) que informa seu nível de açúcar no sangue.

Os valores da insulina são baixos (menos de 10 uU/ml) quando a glicose for menor que 60 mg/dl. A relação da insulina em jejum (uU/ml) com glicose (mg/dl) é 0,3 ou menor. No insulinoma encontra-se hipoglicemia (menos de 50 mg/dl) acompanhada de valores da insulina superiores a 10 uU/ml.

Quais são os sintomas de resistência à insulina? Não existem sintomas específicos. Normalmente, quando existem, estão relacionados ao nível de glicose alta no sangue de pacientes que desenvolveram a diabetes.

Explicando bem basicamente, quando você consome carboidratos, o nível de açúcar no sangue (glicemia) sobe e a insulina é secretada pelo pâncreas para regular a glicemia.

A glicose entra nas células do corpo e vai sendo utilizada como fonte de energia. Por isso, o exame de insulina é solicitado pelo médico para identificar alterações nos níveis de insulina.

Exercitar-se é preciso, pelo menos 30 minutos por dia. Atividades físicas acordam o corpo e produzem energia. O açúcar é consumido e os níveis de insulina diminuem. Quando os exercícios são realizados regularmente, causam efeitos positivos na nossa saúde e nos ajudam a emagrecer.

A hipoglicemia costuma ocorrer quando a pessoa se dedica intensamente a manter o valor da glicemia o mais próximo possível ao nível normal ou em pessoas que tomam insulina, mas não medem a glicemia o suficiente. A pessoa com diabetes que reduz o consumo de alimentos ou que apresenta doença renal crônica.

Os exames de glicemia e hemoglobina glicada já podem ser realizados em muitas farmácias.

Exame de glicemia
A glicose é um tipo de açúcar que é transportado pela corrente sanguínea e usado como fonte de energia pelo corpo. Através da análise da coleta de sangue é possível identificar a diabetes por meio de níveis elevados de glicose, distúrbio chamado hiperglicemia.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

Quando é preciso tomar insulina? A insulina deve ser iniciada assim que for confirmada a diabetes por meio do exame de glicemia em jejum, TOTG (teste de tolerância oral à glicose) e dosagem de hemoglobina glicada.

O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl. Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

O sedentarismo é um dos fatores que desencadeia a produção excessiva de insulina. Portanto, é essencial praticar exercícios físicos de modo regular, para equilibrar as taxas do hormônio no organismo. Como opções, pode-se praticar caminhadas, corrida leve, musculação, e outras atividades aeróbicas.

Insulina Humana é indicado para o tratamento de pacientes com diabetes mellitus que necessitam de insulina para a manutenção da homeostase de glicose.

A prática de exercícios aeróbicos também pode ajudar a prevenir ou controlar o distúrbio. Tanto a redução de peso como a atividade física atuam permitindo melhor ação da insulina.