Qual o valor de 1 volt?

Perguntado por: esampaio9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Um volt é definido como a diferença em potencial elétrico entre dois pontos de um fio condutor quando uma corrente elétrica de 1 ampere dissipa 1 watt de potência entre estes pontos.

Volt é a medida de diferença de potencial elétrico. Ampére é a medida de corrente elétrica. São duas grandezas diferentes, medindo características diferentes de um fenômeno físico. Então, uma tensão de 1 Volt corresponde a uma corrente de 1 Ampére, se e somente se essa tensão for aplicada a uma resistência de 1 Ohm.

Volt (V) é a unidade de medida que representa a diferença de potencial elétrico, a tensão. Quanto maior a diferença de potencial elétrico, maior é a tensão e, consequentemente, vai ter mais números de volts.

O cálculo de 1 Ampere para Watts poderá ser feito, por exemplo, com uma voltagem de 12V em corrente contínua. Desta forma: 1 Ampere vale quantos WattsWatts = Amperes × volts, logo 1 Ampere x 12V é igual a 12W.

A lei de ohm é bem simples, quando temos o valor de duas dessas grandezas é possível encontrar a terceira variável, para isso basta usar uma fórmula que é: V=R.I. Através da variação dessa fórmula podemos encontrar as outras variáveis, como por exemplo: I=V/ R ou R=V/I.

Na elétrica, 1 ampere é o mesmo que 1 coulomb (C) por segundo; o coulomb é a unidade de medida para carga elétrica, equivalente a 6.2 milhões de elétrons.

O Ampère (A) é a unidade de medida que mede a quantidade de eletrões que formam uma corrente elétrica por segundo. Dessa forma, 1 A equivale a 1 C/s (coulomb/segundo). Quanto mais ampères, maior é a carga elétrica. Já o Ampère-hora (Ah) é a unidade de medida que indica a capacidade da bateria.

Capacidade: para 127V, a potência máxima é de 2.540W (20A x 127V = 2.540W). E para 220V, a potência máxima é de 4.400 W (20A x 220V = 4.400W).

A medida Volt (V) é utilizada para se obter a tensão elétrica, ou seja, a diferença de potencial elétrico. O nome é em homenagem a Alessandro Volta, o inventor da pilha voltaica, que pode ser considerada a precursora da bateria elétrica.

Para calculá-la é preciso multiplicar a tensão pela corrente. Por exemplo: com 30 amperes e 12 volts, nós temos 360 watts.

220 V

Segundo a ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica), a maioria dos Estados do Sudeste, Norte e parte do Centro-Oeste usa a tensão 127 V. Já no Sul, Distrito Federal, Goiás e Nordeste, a voltagem instalada é de 220 V.

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts.

A tensão elétrica mede a diferença de potencial elétrico entre dois terminais. Ela pode ser medida por meio de um voltímetro. Na imagem, está representado o símbolo internacional de segurança contra choques elétricos (ISO 3864) causados por tensões elétricas elevadas.

Com o reajuste de 2021, preço por kWh na CPFL Paulista ficou em torno de R$ 0,92 por kWh para a tarifa residencial e R$ 0,86 kWh para tarifa comercial.

Continuar lendo O que é auto Volt?