Qual o valor de 1 kg de carne de capivara?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A criação de capivara pode ser feita em consórcio com outras, como a de bovinos, peixes, frangos e outros animais. Quando atinge a idade para o abate, o animal chega a pesar entre 35 a 40 quilos, mas pode passar dos 60 quilos. O roedor pode ser comercializado de R$ 10 a R$ 12 reais o quilo do animal vivo.

Macia, pouco calórica e com baixo teor de gordura, a carne de capivara é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes na prevenção de anemia, por exemplo, e também contém ômega-3, ácido graxo que auxilia a prevenção de doenças cardíacas, reduzindo o “mau colesterol”.

A capivara é abundante em quase todo o país, especialmente se houver água por perto.

A comercialização
Para criar capivaras para o comércio de carne e couro, é necessário estar devidamente habilitado com a portaria 118-N do IBAMA, sendo que os animais silvestres pertencentes ao Estado e, o IBAMA regulamenta a sua exploração econômica através das portarias.

Além de ser crime, consumir carne de capivara pode acarretar doenças ao ser humano, segundo o veterinário de Uberaba (MG), Cláudio Yudi. O veterinário adverte que o roedor pode transmitir doenças, pois é repleto de carrapatos.

20 anos

Esses animais podem ser predados por serpentes, jaguatiricas, onças e jacarés. Capivaras vivem entre 15 e 20 anos.

Você pode ter capivara de estimação desde que tenha uma autorização emitida pelo órgão responsável do estado em que vive. Também existem alguns criadores profissionais espalhados pelo Brasil, em que é possível comprar capivara filhote nascida fora da natureza.

A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirindo o bichinho de um criadouro autorizado pelo Ibama. Quem retira um animal de seu habitat ou compra por meios ilícitos não tem como legalizá-lo depois.

A carne de capivara tem um sabor próprio, exótico, típico de animal de caça e não podemos compará-la com as carnes suínas e bovinas. Não apresenta estrias gordurosas e tem uma cor vermelho-forte. Para valorizar e realçar o seu sabor é sempre interessante uma boa "marinada" por 12 a 24 horas.

Capivaras apresentam hábitos diurnos, sendo o pico de suas atividades durante os períodos vespertino e crepuscular. As capivaras podem ser predadas por diferentes animais, como onças, jaguatiricas, serpentes e jacarés.

A capivara é uma espécie de hábito herbívoro que alimenta-se de vegetação aquática e rasteira. O maior tempo de forrageamento (busca por alimentos) do grupo de capivaras ocorre durante a noite. As variações sazonais nas chuvas são fatores importantes nas espécies de plantas forrageadas pela capivara.

As carnes de caça grandes são algumas das mais apreciadas, incluindo animais como veado, javali, bisão e jacaré. Répteis, como a cobra, e anfíbios, como a rã, também entram na lista das carnes de caça.

O óleo de capivara restaura as alterações metabólicas causadas pela obesidade. Nossos achados indicam que o óleo de capivara possui efeitos positivos na histopatologia do fígado, melhorando a esteatose hepática e o grau de inflamação do tecido e restaurando as anormalidades na morfologia e função mitocondrial.

De sabor delicado semelhante ao peixe, porém mais suave e de textura parecida com peito de frango, sua preparação pode ser bem diversificada, desde um versátil grelhado a ensopados incorporados e nutritivos. O corte referente à região dos pés de um jacaré tem gosto semelhante de perna de rã.