Qual o valor da multa por atraso no registro de nascimento?

Perguntado por: nfreitas4 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O registro de nascimento, bem como a primeira via da certidão são GRATUITOS e tem o prazo de 15 dias para ser feito, podendo ser estendido por até 60 dias no caso de comparecimento da mãe ao cartório. Não existe mais pagamento de multa por atraso no prazo do registro.

As declarações de nascimento fora do prazo legal dependerão de requerimento assinado por duas testemunhas, exceto se o registrando tiver menos de 12 (doze) anos de idade, caso em que ficam dispensadas as assinaturas de testemunhas, observado o disposto no art. 54, item 9, da Lei 6015/73.

Quanto custa? O registro de nascimento, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.534/1997).

A consequência para o descumprimento de prazo, além dos inconvenientes para o acesso aos demais documentos da criança, é que deverá ser feito procedimento específico no cartório com requerimento e testemunhas, o qual poderá ser dispensado em algumas hipóteses, mas dependerá da análise da situação e da verificação da ...

O registro é gratuito, bem como a 1ª via da Certidão de Nascimento. O registro é um direito e é de graça.

O prazo para solicitar a Certidão de Nascimento é de 15 dias após o nascimento da criança. Mas os pais que moram a mais de 30 quilômetros de um cartório têm o tempo prorrogado para três meses após o nascimento.

Veja quais são: – Documento de identificação oficial do declarante; – Declaração de Nascido Vivo – DNV, emitida pelo estabelecimento de saúde onde a criança nasceu ou por órgão competente; – Documento de identificação oficial dos pais.

Conforme o texto, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. Se um dos dois não cumprir a exigência dentro do período, o outro terá um mês e meio para realizar a declaração.

Deverá ser realizada entrevista pelo Oficial com o(a) registrando(a), com seus pais ou responsáveis legais e com as duas testemunhas separadamente. Poderão requerer o registro de nascimento fora do prazo: os pais; responsáveis legais; ou o próprio registrando se for maior de 18 anos.

Documentos necessários para o Registro de Nascimento

  • Declaração de Nascido Vivo – DNV. ...
  • RG ou outro documento de identificação com foto que comprove a naturalidade de ambos os pais (Carteira de Trabalho, carteira profissional).
  • Certidão de casamento.

Não precisam ser testemunhas do nascimento, mas que ao menos conheçam a mãe e a existência da gravidez. Em todas as situações, leve também documentos pessoais com foto, como RG ou carteira profissional, e a certidão de casamento, quando os pais forem casados.

A norma sancionada pela presidente Dilma Rousseff equipara legalmente mães e pais quanto à obrigação de registrar o recém-nascido. Conforme o texto, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias.

De acordo com a Lei 13.112, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a mãe também pode agora realizar o registro, mesmo sem a presença do pai. Para registrar o filho, tanto o pai quanto a mãe podem ir ao cartório, sozinhos ou juntos, independente de serem casados ou solteiros.

Hoje a mulher só pode registrar a criança sem a presença do pai, apresentando a certidão de casamento ou uma procuração assinada por ele.

Em vista disso, o pai biológico que não registrou o filho em seu nome não pode ter os mesmos direitos do pai que exerce a guarda. Se ele realmente quer começar a participar da vida do seu filho, terá que ingressar com uma ação de reconhecimento de paternidade.

Para fazer o registro, os pais devem levar, ao cartório de registro civil, os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), bem como a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.

Não existe sequência específica para formação do sobrenome. Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência, seja alterada.

Escritura e registro do imóvel
O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório. Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.

Em média, o prazo de entrega das certidões varia entre 5 e 15 dias úteis, dependendo do tipo de certidão. Mas existem alguns fatores que podem alterar esses prazos. O atraso na emissão da certidão por parte do cartório ou do órgão emissor pode alterar os prazos.

Veja a seguir o passo a passo para pedir o documento.
...

  1. Entre no site. Acesse o site Registro Civil e crie uma conta. ...
  2. Clique na opção "Nascimento" Como tirar certidão de nascimento online - foto 1. ...
  3. Preencha os campos informando o estado, a cidade e o cartório.