Qual o valor da multa por abandono intelectual?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

A pena para este crime é de um a quatro anos de detenção, além de multa fixada entre um e dez salários mínimos.

O abandono intelectual é considerado um crime perante o código penal e causa muitos danos na vida do menor de idade, pois a perda dos anos letivos interfere drasticamente na vida de um indivíduo. O abandono material também possui punições perante a justiça.

246, a fim de prever que a educação domiciliar (homeschooling) não configura crime de abandono intelectual. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta lei altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para incluir o parágrafo único no seu art.

Pena -detenção, de 15 (quinze) dias a 1 (um) mês, ou multa.

Disque 100 Brasil na Escola receberá denúncias de evasão escolar a partir desta segunda (28)

Não matricular os filhos na escola acarreta prejuízos sociais, emocionais e de aprendizagem. Como se não batasse, os responsáveis ainda correm o risco de serem denunciados ao Conselho Tutelar. Numa medida extrema, podem responder por crime de abandono intelectual, previsto no código penal.

Procedimentos e casos
Um dos procedimentos tomados no local da ocorrência é a aplicação de uma advertência aos pais. Se o caso se repetir, passa a ficar sob responsabilidade do Poder Judiciário para aplicação das medidas necessárias.

Quais as consequências para o abandono de incapaz? O Código Penal Brasileiro prevê penas que variam de detenção de seis meses a três anos e de reclusão, que variam de um ano a doze anos, dependendo das consequências resultantes do abandono. Além disso, há a possibilidade de aumento da pena em um terço.

Quando a negligência emocional pode se transformar em indenização. O abandono afetivo atende justamente o significado da palavra: quando os pais deixam de prestar o afeto necessário aos seus filhos, causando danos irreparáveis a ela.

A pena prevista é de 1 a 4 anos de reclusão e multa. Código Penal - Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940.

- Para a configuração do crime de abandono material é imprescindível a prova de que o réu tenha deixado de prover, sem justa causa, a subsistência de seu filho, incumbência da acusação.

No Brasil o abandono intelectual é um crime tipificado no artigo 246 do Código Penal e ocorre quando o pai, mãe ou responsável deixa de garantir a educação primária de seu filho.

É a condição do aluno que deixa de frequentar a escola durante o andamento do ano letivo, mas, volta a se matricular no ano seguinte. A situação de abandono escolar é freqüentemente associada e até mesmo confundida com a evasão escolar.

Além de comprometer o desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural dos indivíduos, o abandono escolar tem como reflexo direto a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. As pessoas que não conseguem terminar os estudos, geralmente acabam ocupando cargos informais, de menor qualificação e remuneração baixa.