Qual o valor da maturidade?
Com a maturidade temos a oportunidade de nos tornarmos pessoas bem interessantes. Evidente que jovens também podem ser interessantes. O ponto é que quanto mais velhos, mais possibilidades de termos adquirido um amplo leque de tópicos que desperte interesse no outro. Ir nutrindo nossa vida de experiências diversas.
Como atingir a maturidade?
Realmente, chegar ao amadurecimento emocional é um processo árduo, que exige autoconhecimento, muita reflexão acerca da própria vida e do mundo, humildade em reconhecer seus pontos fracos e estar disposto a trabalhar duro em suas emoções e forma de pensar.
O que gera a maturidade?
Para uma pessoa ser madura ela necessita ter inteligência (ou maturidade) emocional! Afinal, entender as próprias emoções, objetivos, motivações e valores – além de saber lidar bem com as suas responsabilidades e compromissos -, torna as interações sociais mais saudáveis e maduras.
Qual a importância da maturidade?
Qual a importância da maturidade? A maturidade ajuda a aceitar mudanças e opiniões distintas e também reconhecer nossos erros. Com a maturidade, você é guiado pela razão e não pela impulsividade. Desta forma, você tem mais paciência com as pessoas e até com você mesmo.
O que a Bíblia fala sobre maturidade?
A maturidade cristã está associada à ideia de crescimento espiritual, ou crescimento nas coisas da fé, à fome de Deus, ao desejo de desfrutar de mais comunhão com Deus.
Quando chega à maturidade?
A maturidade vem quando você para de dar desculpas e começa a fazer mudanças. Maturidade é viver em paz com aquilo que não se pode mudar. Maturidade não depende de idade, mas sim de como você age, de como você pensa. A juventude é uma conquista da maturidade.
O que é ser uma pessoa madura?
As pessoas maduras têm maior domínio de suas emoções, lidam melhor com a preguiça, são mais disciplinadas e determinadas em seus objetivos. Elas administram melhor o ciúme, a inveja, e os anseios amorosos.
Porque o amadurecimento dói?
Amadurecer dói. Dói porque quando você aprende que não deve confiar em algumas pessoas, você já teve muitas decepções. Descobre que o amor é mais do que palavras e promessas só depois que sofre um desamor. Passa a perceber que não vale a pena discutir sua opinião com ignorantes, depois de ter se desgastado muito.
Quais são as características de uma pessoa madura?
Como vimos, a pessoa madura aprendeu a integrar emoções, vontade e ações de uma forma que, mesmo tendo um monte de coisa puxando a sua atenção, ela escolhe as quatro ou cinco tarefas que vão ter o maior impacto no que mais importa. E, assim, ela foca só naquilo no dia.
O que é o amadurecimento?
No dicionário, a palavra amadurecimento significa tornar-se maduro, experiente com o tempo ou, ainda, a qualidade de pensar antes de agir.
Qual é a idade da maturidade?
De acordo com uma pesquisa feita com ingleses, o momento em que as pessoas realmente se tornam adultas sob o ponto de vista do comportamento gira em torno dos 30 e 40 anos de idade. Para homens, a idade madura começa aos 43 anos, enquanto, para mulheres, a faixa é dos 32.
O que significa maturidade exemplo?
Significado de Maturidade
Estado do que atingiu o seu desenvolvimento completo: maturidade comportamental, mental etc. Momento do que se encontra no último estágio do desenvolvimento; evolução: maturidade das artes plásticas. Comportamento ou modo particular da idade adulta ou madura: jovem com excesso de maturidade.
Qual é a diferença entre sabedoria e maturidade?
A sabedoria, talvez através do tempo (idade) e estudos possa ser adquirida, porém a Maturidade só se é possível ser alcançada quando utilizamos a nossa sabedoria e somamos a ela as nossas experiências de vida e daí é que surge ou de desenvolve a Maturidade.
O que é uma pessoa que não tem maturidade?
O imaturo tende a culpar tudo e a todos por seus erros e faltas, pois tem muita dificuldade em assumir as rédeas da própria vida e de assumir suas escolhas e também os seus percalços. Por isso, quando algo não dá certo, ele sempre acusa alguém de sabotagem, complô e dificilmente assume que fez algo errado.
O que é o auge da maturidade?
O auge da maturidade é colocar sua paz em 1º lugar e ir cuidar da sua vida, dos seus planos, do seus projetos e sonhos. É não se importar com trocos e com vinganças, nem carregar preocupações com a lei do retorno alheia.
Quais são as atitudes de uma pessoa imatura?
As características das pessoas imaturas incluem a impossibilidade de renunciar a certos desejos e fantasias da infância. Portanto, a falta de regulação emocional e egocentrismo são dois de seus traços mais importantes. A impulsividade e a falta de empatia também costumam estar presentes nesse tipo de pessoa.
Como ser maduro emocionalmente?
8 dicas extraordinárias para alcançar a maturidade emocional no relacionamento
- 1- Mantenha a calma. ...
- 2- Conheça seu parceiro. ...
- 3- Compreenda a relação. ...
- 4- Aceite as diferenças. ...
- 5- Seja realista. ...
- 6- Entenda sua responsabilidade. ...
- 7- Tenha momentos a sós. ...
- 8- Reconheça.
Qual a diferença de uma pessoa madura e imatura?
Uma pessoa imatura acha que já sabe tudo. Uma pessoa madura anda por aí com a mentalidade de que há sempre algo novo para aprender com todas as pessoas que encontra. Uma pessoa imatura concentra-se no que ela quer agora, agora, e apenas agora. Uma pessoa madura vive no agora, mas também pensa em ideias para o futuro.
O que a falta de maturidade pode causar?
Quando você deixa suas emoções comandarem sua vida, se torna refém dos fatores externos, perdendo o poder sobre suas escolhas e se tornando uma pessoa emocionalmente imatura e que se comporta por meio de padrões negativos que, a médio e longo prazo, prejudicam a carreira, os relacionamentos e até a saúde.
O que é amadurecer na vida?
Amadurecer é um processo interno contínuo, que acontece ao longo da vida, a partir de experiências e de situações que exigem o crescimento. Pessoas maduras controlam melhor suas emoções, assumem as próprias limitações e tendem a tomar decisões com mais segurança.
Como saber se o relacionamento é imaturo?
Sinais de Imaturidade Emocional
- Os pais estão muito presentes na suas vidas.
- Não há preocupação no controle de suas finanças.
- O casal ou a pessoa vive como se fosse um adolescente.
- Tem medo de cometer erros.
- Medo de se comprometer.
- Tem dificuldade em expressar seus sentimentos.