Qual o valor da hora de espera?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

O tempo de espera é o período em que o motorista fica aguardando algum procedimento do veículo após a jornada de trabalho normal e não é computado como hora extra — porém, exige um pagamento diferenciado da hora normal: valor do salário/hora acrescido de 30%.

durante o tempo de espera (remunerado como tal), o motorista deverá movimentar o veículo, porém, tal tempo não será considerado como jornada, e sim como parte de gozo do seu intervalo, embora garantido o gozo do intervalo mínimo de 8h entre uma jornada e outra de trabalho.”

A diária do motorista é o pagamento dos valores que ele deve receber para se manter ao longo da viagem: tomar café da manhã, almoçar, jantar e se hospedar em algum alojamento ou pousada.

8º que: “são considerados tempo de espera as horas em que o motorista profissional empregado ficar aguardando carga ou descarga do veículo nas dependências do embarcador ou do destinatário e o período gasto com a fiscalização da mercadoria transportada em barreiras fiscais ou alfandegárias, não sendo computados como ...

O pagamento da hora extra é de 50% sobre o valor da hora normal. Veja que o critério de cálculo é a hora de trabalho e não o valor do dia e nem o valor global da remuneração. Em outras palavras: se a regra diz que o pagamento de 50% do valor da hora, isso significa que a metade desse valor é o valor da sua hora extra.

Os seguintes valores médios podem ajudar a responder a essa dúvida: Diária de motorista particular: de R$ 120 a R$ 200.

Foi considerado pela turma, que o período compreendido entre 22 horas de um dia e 06 horas do dia seguinte configuram tempo de espera, a serem indenizadas com base no salário-hora normal acrescido de 30% (trinta por cento) com seus respectivos consectários legais.

O banco de horas é uma modalidade de compensação de jornada que substitui o pagamento do adicional de horas extras por folgas compensatórias ou diminuição de horas da jornada. Ele é uma forma de compensar o funcionário pelas horas a mais em que ele trabalhou com a correspondente redução da jornada quando solicitado.

1) A "lei dos 15 minutos"
Muitos Municípios possuem a famosa "Lei dos 15 minutos", que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico.

Como Calcular o Tempo Médio de Espera
Por exemplo, se um banco tem 100 clientes em uma fila em um determinado dia, e o tempo total que eles passam esperando é de 500 minutos, o TME será de 500/100 = 5 minutos.

O Projeto de Lei 340/21 determina que o tempo máximo para que os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) dos serviços de telecomunicações efetivem o atendimento pessoal aos consumidores é de 60 segundos.

A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias.

A diária é uma modalidade de hospedagem usada pelos hotéis para efetuar a cobrança da estadia de acordo com um período estabelecido. Ao contrário do que muitos pensam, a estadia não dura 24 horas, mas sim um período que pode variar de 12 a 20 horas.

Máximo de 2 horas extras de trabalho por dia. Para viagens mais longas (duração superior a 7 dias), o motorista tem direito de 24 horas semanais, além das 11 horas de repouso diário.

Segundo a Lei nº 11.442, de 5 de janeiro de 2007, o prazo máximo para carga e descarga é de 5 horas, contado da chegada do veículo ao endereço de destino, após o qual será devido ao Transportador Autônomo de Carga - TAC ou à Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas - ETC um valor específico calculado por tonelada/ ...

Por lei, o descanso tem que ser feito em forma de escala. Então, conforme determinação, quando o tempo de seis horas é atingido, o motorista tem que fazer uma pausa de trinta minutos. Fica a escolha do motorista sair do veículo durante seu tempo de descanso.